Trabalhos
SOBRE EDUCAÇÃO - MELANCOLIA E ESQUECIMENTO
Jefferson Pereira de Almeida
Sônia Regina da Luz Matos
(RE)CONHECENDO MOLDURAS: ENQUADRAMENTO NORMATIVO E VIOLÊNCIA ÉTICA EM SALA DE AULA
Samara Almeida de Oliveira
PARA UMA ABORDAGEM ECOSÓFICA DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS EM EDUCAÇÃO: O CASO DA SALA VERDE AMANAJÉ
Charleston Silva de Souza
José Valdinei Albuquerque Miranda
PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: SABERES ANCESTRAIS E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS BRASILEIROS
Tiago Tendai Chingore
Marta Genú Soares
O CULTIVO DA HUMANIDADE PARA UMA UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA
Débora Furtado Barrera
Catia Piccolo Viero Devechi
O CAMINHO CRIADOR E O PENSAMENTO RIGOROSO
Lucia Schneider Hardt
MEMÓRIA E CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO BERGSONISMO PARA A EDUCAÇÃO
Leandro Nogueira Batista
Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui
Rossini Pereira Maduro
MICHEL FOUCAULT E OS NOVOS MATERIALISMOS: O PLANETA TERRA COMO UMA CATEGORIA EMERGENTE NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Alexandre S Freitas
IGNORÂNCIA E ESCRITA EM GILLES DELEUZE
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
Intuição e Inteligência em Bergson: experiências de criação do corpo criança
Maria Isabel da Costa Mar
ÉTICA E LINGUAGEM: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTUDO SOBRE JEAN-PAUL SARTRE
Lorrane de Jesus Aquino Ferreira
Liliane Barros de Almeida
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELO ENFOQUE DAS CAPACIDADES HUMANAS
Catia Piccolo Viero Devechi
Ensina-se e aprende-se a lutar por reconhecimento? Por um desenvolvimento cognitivo aprendente de teor normativo pela noção de mediação de L. Vygotsky
Artur José Renda Vitorino
Epistemologias e justiça social na perspectiva dos povos originários: questões de vida e educação
Rita de Cassia Fraga Machado
DEZ EDIÇÕES DA OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO NESEF/UFPR: ATO LUTA E RESISTÊNCIA PELO ENSINO DE FILOSOFIA
Edson Teixeira de Rezende
Raquel Aline Zanini
Mayco Aparecido Martins Delavy
COMO CRIAR CONDIÇÕES À ATENÇÃO? O ESTUDO E O SUSTENTO DA PLURALIDADE – COM SIMONE WEIL
Bárbara Romeika Rodrigues Marques
CRÍTICA DA RAZÃO EUCÓRPICA: QUE CORPOS IMPORTAM?
Fulvio Cesar Garcia Severino
Sandra Aparecida Riscal
CRÍTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DO PENSAMENTO DE JACQUES MARITAIN
Paulo Moacir Godoy Pozzebon
Charles Fourier e a educação das crianças: pensar o contemporâneo
Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo
As corporeidades das diferenças: as resistências nas existências
José Vicente de Souza Aguiar
Kelly Almeida de Oliveira
A SINGULARIDADE DO ESTUDANTE CONTEMPORÂNEO NO ADENSAMENTO DAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO
Flávia Lemes Silvado
Maria Emanuela Esteves dos Santos
AS PENSADORAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS SÉCULOS XIX-XX
Rita de Cassia Fraga Machado
Hemily Pastanas Marinho
ANOTAÇÕES EM TORNO DE DUAS FUNDAÇÕES SEMIÓTICAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: JOSÉ DE ANCHIETA E ANÍSIO TEIXEIRA
Edivaldo José Bortoleto
A DOCÊNCIA COMO OBRA
Tarcísio Jorge Santos Pinto
Bárbara Romeika Rodrigues Marques
Carolina Orlando Bastos
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA COMO UM PROBLEMA FILOSÓFICO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Bruno Cardoso de Menezes Bahia