Trabalhos

TRANSFORMAÇÃO DOCENTE: IMPACTOS DA VIVÊNCIA EM GRUPO DE PESQUISA SOBRE A PERSPECTIVA DISCURSIVA NA ALFABETIZAÇÃO

Claudia Cristina dos Santos Andrade
Vanêsa Vieira Silva de Medeiros
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

“SUSTO TEM QUATRO LETRAS”: ESCRITA INVENTADA E TIPOS DE MEDIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 ANOS

Valéria Barbosa de Resende
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

Tempo de aprender: o reducionismo da alfabetização

Gabriela Nogueira
Janaína Soares Martins Lapuente
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

TENSÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA/ANÁLISE LINGUÍSTICA ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rafaella Sales da Silva
Alexsandro da Silva
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

RELAÇÕES DE FUTUROS PEDAGOGOS COM A ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE

Luzia Bueno
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

Por uma perspectiva discursiva da alfabetização em muitos tempos: das formações de alfabetizadores e das crianças aprendentes da escrita

Luiza Alves de Oliveira
Ludmila Thomé de Andrade
Letícia Santos da Cruz
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

O QUE SUSTENTA E CARACTERIZA UMA PRÁTICA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO?: INDAGAÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Ana Lúcia Horta Nogueira
Daniela Anjos
Ana Luiza Bustamante Smolka
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

OS JOGOS TEATRAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA

Rogério Luís Bauer
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

Os sentidos da escrita para crianças frente à proposta de texto livre

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

PANDEMIA DE COVID-19 E PRÁTICAS DE LEITURA DE JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: APONTAMENTOS PARA PENSAR O FUTURO DA FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS

Rodrigo Alves dos Santos
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

NARRATIVAS SURDAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM FOCO

Juliana de Oliveira Pokorski
Lia Gonçalves Gurgel
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

O circuito de cinco obras da poesia infantil brasileira: O menino poeta (Henriqueta Lisboa), Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles), Pé de pilão (Mário Quintana), A Arca de Noé (Vinicius de Moraes), e É isso ali (José Paulo Paes).

Raquel Cristina Baêta Barbosa
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

LEITURA E ESCUTA: A EXPERIÊNCIA DA "PALAVRAMUNDO" EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

Sofia Tessler de Sousa
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

LETRAMENTO RELIGIOSO DE DEVOTOS EM CARTAS PARA O BOM JESUS DA LAPA

Elvina Perpétua Ramos Almeida
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

LETRAMENTOS ACADÊMICOS: CONFLUÊNCIAS TEÓRICAS E DIDÁTICAS

Marcela Tavares de Mello
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

LETRAMENTOS IMPLICADOS: PARA LER E ESCREVER “CARTAS DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO”

Simone Batista da Silva
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

LITERATURA INDÍGENA: MOVIMENTO PARA DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO SIMBÓLICO

Carina Oliveira Silva
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

LOUVOR COMO PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UM GRUPO DE O ESTUDOS BÍBLICOS PENTECOSTAL

Eneusa Mariza Pinto Xavier
Gabriela Nogueira
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

MOVIMENTOS DE LEITURA E ESCRITA NO TRABALHO COM PROJETOS DE LETRAMENTO: O CASO DO MIEGI

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig
Thais de Souza Schlichting
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

FORMAÇÃO LITERÁRIA, ESPAÇOS DE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E EM CONTEXTOS DA PRÁTICA

Fernanda de Araújo Frambach
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

Grupos de pesquisa e as tendências na ancoragem teórica para a alfabetização

Maria Aparecida Lapa de Aguiar
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR

Elaine Constant Pereira de Souza
Jefferson Willian Silva da Conceição
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE É OFERTADO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA?

Debora Amorim Gomes da Costa-Maciel
Fabrini Katrine da Silva Bilro
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS GRUPOS FOCAIS DA PESQUISA ALFABETIZAÇÃO EM REDE

Renata Sperrhake
Luciana Piccoli
Sandra dos Andrade
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

Aprendizagem da leitura e escrita: o fenômeno da desordem com pertinência

Aline Carvalho Nascimento
Larissa Gomes Carneiro Borges
Raidalva da Silva
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

A presença da Literatura no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Simone Aparecida de Jesus
Gina Glaydes Guimarães de Faria
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

Aquisição da linguagem escrita e imaginação infantil: reflexões a partir da perspectiva histórico-cultural

Daniele Pampanini Dias
Ana Luiza Bustamante Smolka
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

AS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM CONTEXTOS DE ENSINO REMOTO.

Mariana Santos de Jesus
Cláudia da Hora Sousa
Giovana Cristina Zen
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA: ASPECTOS PECULIARES E A DIFICULDADE DE (RE)CONSTRUIR OS FAZERES COTIDIANOS

Fabiana da Silva Correia Souza
Andrea Tereza Brito Ferreira
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

A implantação da PNA em tempos de educação remota

Fernanda Arndt Mesenburg
Gilceane Caetano Porto
João Carlos Roedel Hirdes
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita