Trabalhos

ESTRATÉGIAS DE ENSINO ESCOLAR INDÍGENA EM CONTEXTO URBANO DE BOA VISTA/RR ESTUDO SOBRE PRÁTICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS

Lysne Nôzenir de Lima Lira
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

INTEGRANDO ESTRADAS E RIOS: Disposições legais da Educação Escolar Quilombola na EMEIF Santo André (Rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba, Pará).

Jefferson Felgueiras de Carvalho
Gercina Ferreira da Silva
Danielly Cristinne Barbosa de Campos
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA E O FEMINISMO NEGRO LIBERTADOR.

Eunice Lea de Moraes
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

SECULARIZAÇÃO À BRASILEIRA: RELAÇÕES ENTRE CULTURA POPULAR, RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA DE TRADIÇÃO NAGÔ-YORUBÁ E LAICIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

Eneida da Silva Fiori
Luiz Fernando Conde Sangenis
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

TENSÕES ENTRE RELIGIÕES E ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO PIPIPÃ

Luiz Carlos Barbosa de Sá
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

PROFESSORAS NEGRAS UNIVERSITÁRIAS:MILITÂNCIA E IDENTIDADE

Maria do Rosario de Fatima Vieira da Silva
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

REFLEXÕES ENTRE AS NOVAS SÍNTESES TEÓRIAS E O DIÁLOGO INTERCIENTÍFICO NA FORMAÇÃO UNIVIVERSITÁRIA DOS POVOS INDÍGENAS

Rita Floramar Fernandes dos Santos
Luciane Rocha Paes
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA DO QUILOMBO DE TRIGUEIROS-PE: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E SENSÍVEL SOBRE O RACISMO

Adlene Silva Arantes
Romero Antonio de Almeida Silva
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Perspectivas negras na descolonização de currículos em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil

Eduarda Souza Gaudio
Joana Célia dos Passos
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

POÉTICA INTERCULTURAL NA UNIVERSIDADE GEOCULTURAL: APRENDIZAGENS COMPLEMENTARES NO ENCONTRO ENTRE MUNDOS

Carine Josiéle Wendland
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

POR CARTAS: ESCRITAS ORIGINÁRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INDÍGENAS PARA O MUNDO EM TEMPO PANDÊMICO

Marina Rodrigues Miranda
Rafaella Capela Leão
Fábio Guss Strelhow
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISRUPTIVAS EM “A FLECHA DE DEUS” DE CHINUA ACHEBE

Raimundo Nonato de Pádua Câncio
Adalberto Pereira Torres
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

O QUILOMBISMO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE ABDIAS NASCIMENTO

Fabiana de Oliveira Maciel Rocha
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

OS PROCESSOS CRIATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NEGRAS(OS) NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL DO PNBE

Maria Fernanda Luiz
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AS COTAS RACIAIS POR JOVENS NEGROS(AS) E BRANCOS(AS) ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Natalino Neves da Silva
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Páginas em branco não contam histórias negras: o lugar das narrativas afrodiaspóricas nos cotidianos escolares

Alessandra Abreu
Phellipe Patrizi Moreira
Pâmela Cristina Tavares
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

NO RASTRO DE TRILHAS SENSÍVEIS PARA PENSAR AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA ESCOLA

Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

Juventudes negras e brancas e suas identidades no espaço escolar

Sérgio Pereira dos Santos
Fabrizzia Christiane dos Santos
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

LETRAMENTO POLÍTICO COMO (RE)CONHECIMENTO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: NARRATIVAS DE LENIRA MARIA DE CARVALHO, UMA MULHER NEGRA, TRABALHADORA DOMÉSTICA

Zambia Osorio dos Santos
Eliane Santana Dias Debus (Eliane Debus)
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE IMPERATRIZ-MA

Tatiara Barbosa
Lucas Lucena Oliveira
Dimas dos Reis Ribeiro
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

LITERATURA DE AUTORAS NEGRAS E CURRÍCULO: É POSSÍVEL DIZER TUDO?

João Paulo Lopes dos Santos
Luciane dos Santos Silva
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: práticas docentes com relação à presença da população negra.

Luan Pedretti de Castro Ferreira
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

MUITO ALÉM DO “PUNTO CERO”: PROVOCAÇÃO PARA UMA ESCRITA ACADÊMICA NEGRA SEM GAMBIARRAS OU DISTANCIAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Luciana Ribeiro de Oliveira
Ana Cristina da Costa Gomes
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

MULHERES NEGRAS E SUAS TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR: BREVES NOTAS DO QUE DIZEM OS ESTUDOS

Ana Cristina Leal Ribeiro
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AGÊNCIA FEMININA NA DINÂMICA DA GERAÇÃO FAMILIAR, BARRINHA, BOM JESUS DA LAPA-BAHIA

Kleide Iraci Marques Silva
Carmem Lucia Eiterer
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

NARRANDO E REFLETINDO: NOTAS SOBRE O PROJETO PET/PEDAGOGIA/RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Elivaldo Serrao Custodio
Eugenia da Luz Silva Foster
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

GESTÃO ESCOLAR E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO

Alexsandro do Nascimento Santos
Eduardo Cardoso
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

GT 21 EM 2021: Observância de caminhos percorridos na produção de conhecimento com perspectivas multiculturais e antirracistas

Clarissa Thaís Lima da Costa
Jorge Cardoso Paulino
Ana Ivenicki
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

IDENTIDADE NEGRA E PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA

Ana D'Arc Martins de Azevedo
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais

IDENTIDADE QUILOMBOLA E RELAÇÕES TERRITORIAIS

Alexandre Vanzuita
Elias Mande Laurindo André
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais