Trabalhos
TRANSFORMAÇÃO DOCENTE: IMPACTOS DA VIVÊNCIA EM GRUPO DE PESQUISA SOBRE A PERSPECTIVA DISCURSIVA NA ALFABETIZAÇÃO
Claudia Cristina dos Santos Andrade
Vanêsa Vieira Silva de Medeiros
“SUSTO TEM QUATRO LETRAS”: ESCRITA INVENTADA E TIPOS DE MEDIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 ANOS
Valéria Barbosa de Resende
Tempo de aprender: o reducionismo da alfabetização
Gabriela Nogueira
Janaína Soares Martins Lapuente
TENSÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA/ANÁLISE LINGUÍSTICA ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafaella Sales da Silva
Alexsandro da Silva
RELAÇÕES DE FUTUROS PEDAGOGOS COM A ESCRITA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE
Luzia Bueno
Por uma perspectiva discursiva da alfabetização em muitos tempos: das formações de alfabetizadores e das crianças aprendentes da escrita
Luiza Alves de Oliveira
Ludmila Thomé de Andrade
Letícia Santos da Cruz
O QUE SUSTENTA E CARACTERIZA UMA PRÁTICA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO?: INDAGAÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Ana Lúcia Horta Nogueira
Daniela Anjos
Ana Luiza Bustamante Smolka
OS JOGOS TEATRAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA
Rogério Luís Bauer
Os sentidos da escrita para crianças frente à proposta de texto livre
Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez
PANDEMIA DE COVID-19 E PRÁTICAS DE LEITURA DE JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: APONTAMENTOS PARA PENSAR O FUTURO DA FORMAÇÃO DE LEITORES JOVENS
Rodrigo Alves dos Santos
NARRATIVAS SURDAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM FOCO
Juliana de Oliveira Pokorski
Lia Gonçalves Gurgel
O circuito de cinco obras da poesia infantil brasileira: O menino poeta (Henriqueta Lisboa), Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles), Pé de pilão (Mário Quintana), A Arca de Noé (Vinicius de Moraes), e É isso ali (José Paulo Paes).
Raquel Cristina Baêta Barbosa
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
LEITURA E ESCUTA: A EXPERIÊNCIA DA "PALAVRAMUNDO" EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS
Sofia Tessler de Sousa
LETRAMENTO RELIGIOSO DE DEVOTOS EM CARTAS PARA O BOM JESUS DA LAPA
Elvina Perpétua Ramos Almeida
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
LETRAMENTOS ACADÊMICOS: CONFLUÊNCIAS TEÓRICAS E DIDÁTICAS
Marcela Tavares de Mello
LETRAMENTOS IMPLICADOS: PARA LER E ESCREVER “CARTAS DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO”
Simone Batista da Silva
LITERATURA INDÍGENA: MOVIMENTO PARA DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO SIMBÓLICO
Carina Oliveira Silva
LOUVOR COMO PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UM GRUPO DE O ESTUDOS BÍBLICOS PENTECOSTAL
Eneusa Mariza Pinto Xavier
Gabriela Nogueira
MOVIMENTOS DE LEITURA E ESCRITA NO TRABALHO COM PROJETOS DE LETRAMENTO: O CASO DO MIEGI
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig
Thais de Souza Schlichting
FORMAÇÃO LITERÁRIA, ESPAÇOS DE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E EM CONTEXTOS DA PRÁTICA
Fernanda de Araújo Frambach
Grupos de pesquisa e as tendências na ancoragem teórica para a alfabetização
Maria Aparecida Lapa de Aguiar
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR
Elaine Constant Pereira de Souza
Jefferson Willian Silva da Conceição
DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE É OFERTADO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA?
Debora Amorim Gomes da Costa-Maciel
Fabrini Katrine da Silva Bilro
CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS GRUPOS FOCAIS DA PESQUISA ALFABETIZAÇÃO EM REDE
Renata Sperrhake
Luciana Piccoli
Sandra dos Andrade
Aprendizagem da leitura e escrita: o fenômeno da desordem com pertinência
Aline Carvalho Nascimento
Larissa Gomes Carneiro Borges
Raidalva da Silva
A presença da Literatura no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Simone Aparecida de Jesus
Gina Glaydes Guimarães de Faria
Aquisição da linguagem escrita e imaginação infantil: reflexões a partir da perspectiva histórico-cultural
Daniele Pampanini Dias
Ana Luiza Bustamante Smolka
AS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM CONTEXTOS DE ENSINO REMOTO.
Mariana Santos de Jesus
Cláudia da Hora Sousa
Giovana Cristina Zen
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA: ASPECTOS PECULIARES E A DIFICULDADE DE (RE)CONSTRUIR OS FAZERES COTIDIANOS
Fabiana da Silva Correia Souza
Andrea Tereza Brito Ferreira
A implantação da PNA em tempos de educação remota
Fernanda Arndt Mesenburg
Gilceane Caetano Porto
João Carlos Roedel Hirdes