A 40ª Reunião Nacional da ANPEd terá como tema “Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!”

Num momento que impõe desafios de grande magnitude em prol da vida e da ciência, fortalecer nossa Reunião Nacional em formato remoto é manter firme o arco de compromissos coletivos construídos ao longo de quatro décadas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Por isso, em função da continuidade da Pandemia, o evento ocorrerá de forma totalmente virtual, sem se distanciar dos motivos e compromissos assumidos na definição da sede deste grande evento, o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o FORPREd – Norte.

O tema – definido coletivamente com coordenadores de GT, do FORPREd, do FEPAE e o Comitê Científico – inspirará uma reunião plural que dê visibilidade às lutas, resistências e produção de conhecimentos em torno do contexto amazônico, bem como do centenário de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, e suas famosas “Cartas”.

Com este tema, o desenho da programação, também feito em coletivo, considerou os debates sobre ataques à educação em múltiplas dimensões nos últimos anos e no atual governo, mas também a resistência e o compromisso da ANPEd com pensar e reconhecer lutas intensas e plurais. Lutas construídas em torno da defesa abnegada dos direitos das diferentes pessoas de existir, aprender e se formar nos espaços educativos, no diálogo com os movimentos sociais, com as comunidades universitárias e campos de pesquisa – todos afetados pela pandemia e por uma gestão inconsequente das políticas públicas nacionais.

Pois é exatamente nesses tempos áridos que nossa pesquisa em Educação precisa mostrar sua pujança e qualidade, dando visibilidade a trabalhos produzidos no âmbito dos 23 GT e por pesquisadoras e pesquisadores de programas de todas as regiões do país.

Para acolher todos esses aspectos numa reunião virtual, estudaram-se formatos e ferramentas de transmissão que possam garantir qualidade, conforto e interação aos participantes. A fim de não trazer uma programação sobrecarregada, a ANPEd optou por distribuir sessões de conversa, simpósios, minicursos e outras atividades ao longo do mês de setembro e meados de outubro. Assim fica também preservado um período de programação oficial para as atividades tradicionais, concentrando ao longo de seis dias as apresentações de trabalhos, painéis temáticos, solenidades e conferências.

Em breve estará no ar o site dedicado à 40ª Reunião Nacional. Enquanto isso, atente-se ao cronograma de datas importantes e às regras de submissão de trabalhos – como a necessidade de se associar ou atualizar seu vínculo com a ANPEd – e acompanhe as informações através de nossas redes sociais e portal.

Contamos com vocês, nossos Associados Individuais e Institucionais, para fazer dessa Reunião Nacional um marco em defesa da vida, da democracia, da Amazônia e do pensamento de Paulo Freire, reinventando práticas e formatos que sigam acolhendo sujeitos e utopias de uma Educação pública para todas, todos e todes.