Trabalhos

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: O OLHAR DAS DOCENTES FACE À APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO

Vânia Márcia Silvério Perfeito
Graciely Garcia Soares
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO NOS PROGRAMAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO BRASIL

Sandra Novais Sousa
Cristiane Ribeiro Cabral Rocha
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

O PAPEL DO PROFESSOR NAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig
Thais de Souza Schlichting
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

A AUTOFORMAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A QUALIDADE DO ENSINO

Maria Gerlaine Belchior Amaral
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

FEARJ: movimentos de resistência na defesa da alfabetização no estado do Rio de Janeiro

Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida
Claudia de Souza Lino
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

APROPRIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO DO PNAIC: elementos para uma reflexão a partir do que ocorreu na sala de aula de uma escola pública

Ana Caroline de Almeida
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

PANORAMA DE ANCORAGEM TEÓRICA EM ALFABETIZAÇÃO COM BASE NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA (BRASIL – LATTES)

Maria Aparecida Lapa de Aguiar
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: A UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA (1979-2017)

Iara Augusta da Silva
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

O LUGAR DA SALA DE LEITURA E DA BIBLIOTECA NA ESCOLA

Sônia Maria Milone de Freitas Travassos
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

Práticas de linguagem na formação de professores e na educação básica: entrelaçando formas de (r)existir na sala de aula

Diego da Silva Vargas
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E CAPACIDADE DE LINGUAGEM DOMINANTE: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DESTINADOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Debora Amorim Gomes da Costa-Maciel
Maria Lucia Ferreira de Figueiredo Barbosa
Fabrini Katrine da Silva Bilro
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

A Relação entre Letramentos escolares e não escolares na construção de comunidades leitoras via booktubers

Guiomar Timoteo Coura
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

POR MAIS LEITORES PROFICIENTES: A progressão do ensino de leitura e compreensão textuais no Bloco Inicial de Alfabetização

Márcia Vânia Silvério Perfeito
Solange Alves de Oliveira Mendes
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

A MEDIAÇÃO ENTRE A CULTURA LITERÁRIA E O SUJEITO LEITOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Ana Maria Moraes Scheffer
Hilda Aparecida Linhares da S. Micarello
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

Folhinhas de Algibeira do século XIX: suas tipologias e os possíveis leitores

Ana Paula Pedersoli Pereira
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

Crianças e suas leituras de mundo na escrita poética

Ana Isabel Ferreira de Magalhães
Cristiana Callai
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: apropriação da linguagem escrita com base na interação e discursividade

Maria Cristina Corais
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita

DA RELAÇÃO DO ALUNO DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE ENSINO MÉDIO COM A LEITURA LITERÁRIA: ENTRE REALIDADES E POSSIBILIDADES.

Rodrigo Alves dos Santos
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita Leitura e Escrita