A 39ª Reunião Nacional da ANPEd terá como tema Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências.

Este tema – definido coletivamente com coordenadores de GTs, coordenações do FORPREd, FEPAE e Comitê Científico – inspirará uma reunião plural que marca o compromisso histórico da Associação com o direito à educação, à escola pública, à pesquisa crítica, rigorosa e comprometida com a justiça social e com a democracia.

O tema provoca a análise crítica dos ataques que são de múltiplas dimensões, mas também inspira pensar que as lutas e as resistências são intensas e plurais.

Lutas construídas em torno dos sujeitos nos diferentes espaços educativos, escolas, centros de educação infantil, comunidades, movimentos sociais, universidades e tantos outros pelos quais tecemos nossas pesquisas coletivamente.

Resistências à injustiça, à exclusão, à homofobia, aos racismos, ao autoritarismo. Resistências que exigem compreensão do que é ser humano pleno e quais as possibilidades dos processos educacionais contribuírem para uma sociedade em que o reconhecimento e a solidariedade sejam possíveis.

São tempos desafiadores e a Reunião Nacional da ANPEd será espaço para renovarmos nossa capacidade de análise e darmos visibilidade para a força e fecundidade da pesquisa educacional brasileira.