Trabalhos

TítuloGrupo de Trabalho AutoresLink
A ESCOLA QUE NÓS, SURDOS, QUEREMOS!Eixo Temático 22 - Educação Especial Juliana de Oliveira Pokorski (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)
Lodenir Becker Karnopp (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Renata Heinzelmann (FACULDADE DE EDUCAÇÃO)
Download
A INVENÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS EXPERIÊNCIAS DOCENTESEixo Temático 22 - Educação Especial Vaneza Silva da Rosa (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul)Download
INCLUSÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO ESCOLAREixo Temático 22 - Educação Especial Martieli de Souza Rodrigues (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Leandra Boer Possa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Download
ESCOLAS DE SURDOS DO RIO GRANDE DO SUL: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO PRÁTICA NORMALIZADORAEixo Temático 22 - Educação Especial Júlia Jost Beas (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Natalia de Oliveira ()
Laisa de Castro Almeida (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Cleidi Lovatto Pires (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Download
Influência de documentos internacionais na produção de políticas de Educação Especial no Brasil (1990-2015)Eixo Temático 22 - Educação Especial Marilza Pavezi (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)
Jefferson Mainardes (UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA)
Download
Políticas de Inclusão Escolar e a Escolarização dos Surdos em MoçambiqueEixo Temático 22 - Educação Especial Delfina Benjamim Massangaie da 25/02/1975 (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)Download
Formação Docente e Atendimento Educacional Especializado: Trajetórias Formativas em FocoEixo Temático 22 - Educação Especial Fabiano Furlan (UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE)
Aliciene Fusca Machado Cordeiro (UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE)
Download
“PROFESSORA, COMO SE FAZ “GOSTEI” EM LIBRAS?” RESULTADOS PRÉVIOS DE UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTESEixo Temático 22 - Educação Especial Roberta dos Santos Messa (UNIPAMPA/CAMPUS JAGUARÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)
Bento Selau (UNIPAMPA/CAMPUS JAGUARÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)
Download
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL, RS: PROCESSOS DE ESCOLHAS, DECISÕES E ALTERNATIVASEixo Temático 22 - Educação Especial Clarissa Haas (FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)
Aline de Castro Delevati (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/FACULDADE DE EDUCAÇÃO)
Download
Uma escola para todos:quanto custa este direito?Eixo Temático 22 - Educação Especial Janaina Kunzler (UNISINOS/PPGE GESTÃO EDUCACIONAL - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS)
Maria Aparecida Marques da Rocha (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS)
Download
O movimento apaeano e as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusivaEixo Temático 22 - Educação Especial Marcia de Souza Lehmkuhl (UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA)Download
OS DIZERES DO SEGUNDO PROFESSOR SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ATUAR NESTA FUNÇÃOEixo Temático 22 - Educação Especial Sandra Michelluzzi Biazotto (UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE)
Andréia Heiderscheidt Fuck (UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE)
Download
EXPERIÊNCIAS DE SURDOS GAYS: PANORAMA DAS PESQUISAS E PRODUÇÕES O campo do debate envolvendo os Surdos e a surdez tem sido responsável por inúmeras produções em diferentes áreas do conhecimento. Essa discussão inicial contextualiza o ponto de partida de estudo deste trabalho: Considerar a questão da sexualidade como um elemento a constituir as múltiplas identidades do sujeito Surdo Gay. O presente artigo tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico das pesquisas que abordam o sujeito Surdo gay como temática. Este trabalho compõe parte de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, e constitui a revisão de literatura das produções que articulam as experiências de ser Surdo/gay, além de outras discussões relacionadas ao tema. Com abordagem de caráter qualitativo, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, dissertações e teses nos bancos de dados, da CAPES, SCIELO, página da ANPED e Google Acadêmico, com base nos descritores: Surdos, Gay, Homossexualidade, sexualidade. O resultado considerou apenas três registros de trabalhos, sobre os quais discutimos as abordagens e apontamos as possíveis contribuições desta investigação para a inovação e avanço do conhecimento na área. Palavras-chave: Surdo, Surdez, Gay, Homossexualidade, Libras.Eixo Temático 22 - Educação Especial Thiago Boaventura (UFPR - Universidade Federal do Paraná)Download