Os programas de Pós-graduação em Educação da Região Sudeste, por meio do Fórum Sudeste de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, realizam a 13ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), na cidade de Campinas, em São Paulo. O evento acontece entre os dias 15 e 18 de julho de 2018 na Universidade Estadual de Campinas.

Arte do Evento: Milton José de Almeida

Milton José de Almeida por Wenceslao Oliveira

Como artista e pesquisador, Milton José de Almeida sempre se despregava daquilo a que havia se dedicado e se expunha a novos campos de estudo, a novos desafios de desenvolvimento da sensibilidade que o ligava ao mundo. Na disposição de estrangeirizar-se de si mesmo, desdobrou-se em pintor, fotógrafo, filmador, editor de vídeos, parceiro de coreografias designer de capas de revistas… desdobrou também suas escritas para além da universidade, mas sem se desvincular dela, alargando-a, fazendo a academia mais aberta para acolher outras escritas e novos pensamentos.

Em todo o tempo que trabalhou na Faculdade de Educação/Unicamp pautou, com muita sensibilidade e insistência, as outras linguagens – pintura, cinema, dança, gravura… – na composição de uma educação que se estabeleça na relação com a cultura, que se faça cultura em muitas e diversas linguagens, criando neste percurso o Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, grupo de pesquisa que acolhe, desde então, estudos e criações em outras linguagens como percursos de pesquisa e criação em Educação.