O XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN) – Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós –  graduação em Educação – ANPEd Nordeste com o tema Pós-graduação em Educação: resistência, desafios e perspectivas ocorrerá no período de 22 a 25 de novembro de 2022 na Universidade Federal do Maranhão, acolhido por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), mas organizado coletivamente pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós- graduação em Educação do Nordeste (FORPRED/NE) em parceria com a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Trata-se de um evento de grande relevância no país por reunir intelectuais e pesquisadores de instituições de educação superior e de pesquisa no campo da educação de nove estados nordestinos para socializar a produção científica da região, fortalecer e ampliar o debate público sobre problemas e políticas educacionais que afetam a inserção no mundo do trabalho e a qualidade de vida.

O EPEN tem realização bianual e encontra-se na 26ª edição, com uma história marcada por sucesso e grande repercussão, com participação crescente e qualificada, desde o ano inicial de 1970. Esta edição será realizada de forma remota com o uso da plataforma Google.Meet em razão desse tempo de incertezas sobre as condições sanitárias do país, afetada pela Covid-19, desde 2020.

A Universidade Federal do Maranhão por meio dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE, PPGEEB e PPGFOPRED) e diálogo com o PPGE/UEMA tem o prazer de acolher esse grandioso evento acadêmico e científico e de divulgar ao Brasil e ao Nordeste alguns componentes da cultura maranhense e do diversificado patrimônio cultural de São Luís. Com a expectativa de um grande sucesso, aguarda vocês para construir coletivamente percursos para o desenvolvimento da pós-graduação e pesquisa em educação no Nordeste e no Brasil.