A Anped, Nacional e Regional Sul, mantendo o compromisso com a pesquisa em educação e sua divulgação, vem convidar para participarem da XIV Anped Sul, que será organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, dos campi de Cascavel e Francisco Beltrão.

O evento, que será realizado de forma remota síncrona, com atividades ao longo do mês de outubro de 2022 terá como tema “Formação e trabalho docente: tensões e perspectivas na Educação Brasileira”. Essa temática foi escolhida após ampla discussão no Fórum de coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul – Fórum Sul.

A formação e o trabalho docente vem sendo alvo de inúmeras reformulações no âmbito federal, estadual e municipal. Reformulações que precisam ser amplamente discutidas para que profissionais da educação possam compreender o processo histórico pelo qual estamos passando e pensamos perspectivas para a educação brasileira.

O evento envolve pesquisadores e pesquisadoras do campo da educação e profissionais da educação básica e pretende discutir as pesquisas realizadas nos Programas de Pós- Graduação, na Iniciação Científica e Grupos de Pesquisas da área.

Estamos organizando conferências e mesas com renomados pesquisadores e pesquisadoras da Região Sul e do Brasil. A Conferência de abertura, terá como tema “As perspectivas para a educação no contexto das novas diretrizes para formação de professores”, com a professora Leda Scheibe (UFSC) e a Conferência de encerramento, “Educação e Resistência: o currículo e a formação de professores em tempos de crise democrática”, com a professora Helena Freitas (UNICAMP), já confirmadas. As quatro mesas temáticas: “Militarização das escolas: implicações para a educação básica”; “A contrarreforma do Ensino Médio: precarização da formação das juventudes e do trabalho docente”; “Formação e trabalho docente: perspectivas no contexto neoconservador”; “O trabalho docente diante das tensões e conflitos presentes no cotidiano escolar”. Para estas já temos confirmadas as presenças de: Miriam Fabia Alves, Catarina de Almeida Santos, Olinda Evangelista, Alvaro Hypolito, Domingos Leite Lima Filho, Monica Ribeiro, Jocemara Triches e Gisele Masson.

Contaremos também com a participação de associações, organizações e movimentos sociais para as sessões públicas com temáticas a serem definidas. Acontecerão, também mostras de filmes seguidos de debates.

Neste ano os Eixos temáticos do evento corresponderão aos Grupos de trabalho da Anped, assim teremos 24 eixos nos quais poderão ser inscritos os resumos expandidos para apresentação de trabalhos.