O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC), a ANPEd, juntamente com seus Programas do Norte, filiados institucionalmente, os Programas convidados: PPGED/UEPA, PPGE/UFAM, PPGE/UFOPA, PPGED/UFPA, PPEB/UFPA, PPGE/UFT, PPGE/UNIR, PPGEE/UNIR, PPGEDUC/UFPA), PPGE/UERR/IFRR, PPPGE/UFT, PPGE/UNIFAP, e a Coordenação do Forpred Norte, organizam a 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd, a ocorrer no período de 24 a 26 de outubro de 2018, na Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, para a qual convidam todos a participar.

A ANPEd Norte foi criada por ocasião da reformulação do estatuto da ANPEd e a primeira diretoria que instituiu a Vice-presidência Norte foi eleita e tomou posse em dezembro de 2013. Em junho de 2014, começa a ser articulada a criação do Forpred Norte, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ocasião em que coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, em conjunto com a Vice-presidência Norte da ANPEd, reuniram-se para tratar da organização e dos desafios da Pós-graduação na região. Após análise sobre a reestruturação da ANPEd, a expansão dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, em particular os da região Norte, e os desafios a serem enfrentados no contexto amazônico, resolveram, por meio de uma carta de intenção, iniciar o processo de criação do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte (Forpred Norte), desmembrando do Nordeste.

​Nessa reunião, os (as) coordenadores (as) Ivanilde Apoluceno de Oliveira e Tânia Regina Lobato dos Santos (UEPA), Olgaíses Cabral Maués e Sônia Araújo (UFPA), Tânia Brasileiro e Maria Lilia Colares (UFOPA), Raimundo Nonato Falabelo (UFPA/Cametá), Jocyléia Santana dos Santos (UFT) e Antônio Carlos Maciel (UNIR) avaliaram que o crescimento do número de Programas em Educação na região indicava a necessidade de criação de um Fórum autônomo, que possibilitasse o fortalecimento e a consolidação da identidade regional desses Programas, por meio da integração, do intercâmbio e de redes de pesquisa, a partir de uma agenda comum sobre a Educação na Amazônia.

​Assim, por ocasião do XXII Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste (EPENN), realizado em outubro de 2014, em Natal, a carta de intenção foi apresentada e o desmembramento do Norte é oficializado com a eleição da primeira coordenação formada pelas professoras Olgaíses Maués (PPGED/UFPA) e Arminda Mourão (PPGED/UFAM). No ano seguinte, em outubro de 2015, durante a 37ª Reunião Nacional da ANPEd, realizada em Florianópolis, o Fórum Norte de Pós-Graduação em Educação (Forpred Norte) elegeu nova coordenação em função da aposentadoria da Prof.ª Olgaíses Cabral Maués, passando a ser constituída pela Professoras Arminda Mourão (PPGED/UFAM) e a Prof.ª Ivanilde Apoluceno (PPGED/UEPA) e o PPGED da UFPA foi escolhido para sediar a 1ª ANPEd Norte. Na ocasião da 1a. Reunião Científica da ANPEd Norte, que ocorreu de 19 a 21 de outubro de 2016, na cidade de Belém, o Forpred elegeu nova coordenação para o mandato de dois anos (2016-2018), formada pelas Profa Ivanilde Apoluceno (PPGED/UEPA) e Jocyléia Santana dos Santos (PPGE/UFT).  O tema da 1ª Reunião Científica da ANPEd Norte foi: “Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a Educação na Panamazônia”.

O tema desta 2ª Reunião é: “Desafios da Educação na Amazônia: ultrapassar fronteiras e superar limites”. Entendemos que o tema ‘Fronteira’ precisa de uma urgente discussão, e no seu mais amplo espectro, porque nos coloca diante da necessidade de políticas públicas de educação capazes de lidar com a complexidade que se transformou as regiões de fronteira da Amazônia, e por incorporar debates sobre o encontro/confronto com Outro, sobre os limites físicos e simbólicos da questão Nacional, e sobre a territorialidade na sua mais ampla compreensão. Também entendemos ser urgente debater ‘fronteira’ no âmbito da relação da educação com as discussões étnicas, de gênero, geracional e cultural, entre outras.

​Para tanto, a 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd está composta de conferência de abertura, lançamento de livros, sessões especiais constituídas por pesquisadores locais e convidados externos de reconhecimento internacional, mesas-redondas com pesquisadores de larga experiência acadêmica, apresentação de trabalhos e reuniões científicas.

Assim, convidamos todos os associados e interessados a participar da 2ª ANPEd Norte, a conhecer nossa programação e a se inscrever para apresentação de trabalhos neste evento, que já é o mais importante da região na área da Educação. Rio Branco vos aguarda! A UFAC está de braços abertos para recebê-los!

OBJETIVOS

A 2ª ANPEd Norte tem, como objetivo geral:

Promover o intercâmbio científico entre os Programas de Pós-Graduação em Educação para fortalecer a pesquisa na área da Educação na região Amazônica, notadamente no Norte do Brasil, composto pelos estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

Em específico, pretende:

Socializar a produção acadêmica produzida no interior dos Programas de Pós-graduação em Educação, em especial na região Norte do Brasil;

Debater os problemas educacionais da região amazônica;

Articular os Programas de Pós-graduação em Educação em torno das políticas de Educação nacional e seus efeitos na região Norte do país;

Conhecer e debater os referenciais teóricos e metodológicos circunscritos às pesquisas em Educação;

Favorecer a discussão e elaboração de proposta de políticas de pós-graduação na área da Educação e em especial para a região Norte;

Promover o intercâmbio entre pesquisadores da área da Educação.

PÚBLICO-ALVO

Poderão participar da Reunião Científica Regional Norte da ANPEd com apresentação de trabalhos professores (as) e pesquisadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, estudantes de PPGEs, pesquisadores (as) em geral, e docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) e da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa. Poderão ainda participar da 2ª ANPEd Norte 2018 sem apresentação de trabalhos estudantes de Graduação com bolsas de iniciação científica vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa.

NÚMERO ESTIMADO DE PARTICIPANTES: A estimativa é de 800 (oitocentos) participantes.