Normas

  • Somente associados quites com a anuidade de 2020 e integrantes de Grupos de Pesquisa da Região Sul podem submeter textos para a XIII Anped Sul;
  • Podem submeter texto/proposta na condição de autor: professores da pós-graduação stricto sensu, professores da graduação e da Educação Básica e mais pesquisadores da área com mestrado ou doutorado e estudantes de doutorado e de mestrado;
  • Podem submeter texto/proposta na condição de coautor demais professores da educação básica e alunos da graduação vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa institucionalizados.
  • Não poderão submeter trabalhos coordenadores de Eixo e Membros do Comitê Científico. Pareceristas ad hoc poderão submeter trabalho. No entanto, deverão informar à coordenação de eixo no caso de a submissão ser para o mesmo eixo em que atuem como pareceristas.
  • Admite-se a submissão de 02(dois) textos por pesquisador, uma como autor e outra como co-autor, ou duas como co-autor, em português, categoria (trabalho ou pôster), sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores, sendo 01(um) autor/a e 2 (dois) coautores. 
  • Todo o processo de submissão, inscrição, acompanhamento da avaliação e pedido de recursos deverá ser feito exclusivamente, na área do associado, no Portal ANPEd (www.anped.org.br) em construção .
 
1.    ORIENTAÇÕES
  • O texto/proposta deve ser enviado exclusivamente pelo Portal ANPEd no link httppublicpublicpublic://anais/imagens/sul2020logo.jpganais/imagens/sul2020banner.jpganais/imagens/sul2020logo.jpgsistema.anped.org.br/public/index.php/autenticacao/index
  • É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão do texto/proposta, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida posteriormente a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado. 
  • O texto/proposta submetido à XIII Anped Sul deve ser inédito e não pode ter sido apresentado ou publicado em outro evento científico.
  • Só serão publicados nos anais da XIII Anped Sul os textos autorizados pelos autores, no momento da submissão, os quais cedem à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do trabalho.
  • Os textos NÃO devem conter nenhuma identificação que o exclua por quebra de anonimato: referência explícita da autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé; citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou tese do autor.
  • Os autores deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa bem como para a correção linguagem e normatização técnica da ABNT.  
2 REGRAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSAO DE TRABALHO
2.1. COMUNICAÇÃO ORAL
  • Serão aceitas pesquisas finalizadas, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise;
  • O texto organizado em forma de resumo expandido, sem separação de subtítulos, deverá ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, método, discussão e resultados, e conclusões. Deverá conter entre 15.000 a 20.000 caracteres com espaços incluindo as referências. Não deverá ter notas de rodapé e atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave e as referências). Ver template acima.
 
2.2. PÔSTER 
  • Serão aceitos como pôsteres trabalhos que apresentem pesquisas em andamento.
  • O texto organizado em forma de resumo expandido, sem separação de subtítulos, deverá ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, método, discussão e resultados, e conclusões. Deverá conter entre 10.000 a 12.000 caracteres com espaços incluindo as referências. Não deverá ter notas de rodapé e atender as normas da ABNT: (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman; fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave e as referências). Ver template acima.
  • Para apresentação na XIII ANPEd-Sul, o pôster deverá ser elaborado em Power Point com um Slide para apresentação em projetor multimídia, a ser disponibilizado pela Secretaria da XIII Anped Sul, não sendo necessário a confecção de banner.
 
ATENÇÃO:
→ As anuidades da ANPEd de 2020, de todos/as os/as autores/as, deverão estar quitadas para que o trabalho seja submetido.
→ Os/as Bolsistas de Iniciação Científica deverão estar com as inscrições do evento quitadas, não sendo necessária sua associação à ANPEd.
→ O pagamento da anuidade da ANPEd deverá ser realizada com, no mínimo, 02 (dois) dias úteis de antecedência ao prazo final de submissão de trabalhos, com o objetivo de garantir o processamento da operação bancária. Cuidado para não agendar a data de pagamento após dois dias de antecedência, pois o pagamento precisa estar quitado para submissão do trabalho.
→ O pagamento da inscrição deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 22/03/2021, para que os trabalhos constem na programação do evento.
→ É obrigatória a presença de, no mínimo, 01 (um) dos/as autores/as para a apresentação do trabalho e sua certificação.
→ Os textos enviados não serão passíveis de substituição e/ou modificações após a sua submissão.
→ Serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico, os textos aprovados e que tiverem autorização dos/as autores/as para tal.
 
→ Os/as autores/as, ao enviarem o texto para avaliação e optarem (no momento da submissão) pela publicação nos anais do evento, cedem à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras.
→ Orienta-se que o preenchimento atento e correto do formulário de inscrição e submissão, pois o registro correto das informações é de inteira responsabilidade dos/as autores/as e coautores/as. Os dados informados no cadastro e no formulário de inscrição serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao inscrito, autor/a e/ou ao trabalho.