A FORMAÇÃO INICIAL DO “DOCENTE DE APOIO À INCLUSÃO” E AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NA ESCOLA COMUM | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Beatrícia da Silva Rossini Pereira (UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE) Aliciene Fusca Machado Cordeiro (UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE) | Download |
INDICADORES DE PARCERIA COLABORATIVA DE PAIS E PROFESSORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Daniele Francisca Campos Denardin de Bittencourt (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) Alice Motta Ribeiro (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) Carlo Schmidt (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) | Download |
O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES ARTISTAS DA EDUCAÇÃO NA FORMAL JUNTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Fabiano Furlan (UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE) Aliciene Fusca Machado Cordeiro (UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE) | Download |
PERCURSOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO DO DOCENTE DE APOIO À INCLUSÃO (DAI) NA PROVÍNCIA DE CÓRDOBA NA ARGENTINA | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Lilian Vegini Baptista (UNIVIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE) Jeferson Andrade (UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE) Beatrícia da Silva Rossini Pereira (UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE) | Download |
SUBJETIVAÇÃO E SEUS PROCESSOS: O LIMIAR DAS RELAÇÕES ENTRE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ESTUDANTES COM TEA. | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Lauren Azevedo Poersch (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) Claudete da Silva Lima Martins (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) Uilson Tuiuti de Vargas Gonçalves (UNIPAMPA/Universidade Federal do Pampa-Campus Bagé) | Download |
EM DEFESA DA ESCOLA DE SURDOS: QUE ESCOLA(S) É(SÃO) ESSA(S)? | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Violeta Porto Moraes (INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS) | Download |
A RELAÇÃO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SANTA CATARINA | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Marcia de Souza Lehmkuhl (UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA) | Download |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE: PASSADO, PRESENTE E DESAFIOS PARA O FUTURO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Delfina Benjamim Massangaie da 25/02/1975 (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) Cristina Daniel Matere Tomo (Universidade Eduardo Mondlane) | Download |
COVID-19 E O ENSINO REMOTO: REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Maiandra Pavanello da Rosa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) Manoela da Fonseca (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) Fabiane Romano de Souza Bridi (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) | Download |
AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL: EM ANÁLISE OS OBJETIVOS DE ENSINO | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) | Download |
A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Maria Helena Michels (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) Marcia de Souza Lehmkuhl (UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA) | Download |
O ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO PERÍODO DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PARECER Nº 5 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Jose Storniolo Nunes Brasil (OUTRAS) Nara Rosane Machado de Oliveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) Simôni Costa Monteiro Gervasio (UFPel - Universidade Federal de Pelotas) | Download |
SUPORTES VISUAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISM | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Carlo Schmidt (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) Katia Fabiane Muller (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) | Download |
A Formação de Leitores com Deficiência na Escola: uma morte anunciada? | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Daniela Corte Real (UCS - Universidade de Caxias do Sul) | Download |
PRÁTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REFLEXÕES A LUZ DA DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Yasmin Ramos Pires (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina) | Download |
LITERATURA SURDA: PROPOSTA PEDAGÓGICA DESCOLONIZADORA EM SALA DE AULA | Eixo Temático 22 - Educação Especial | Larissa Gotti Pissinatti (UEM - Universidade Estadual de Maringá) Nerli Nonato Ribeiro Mori (UEM - Universidade Estadual de Maringá) | Download |