A ANPEd realiza, a cada biênio, as Reuniões Científicas Regionais da associação em cada uma das cinco regiões do Brasil. Contando com a participação de jovens e experientes pesquisadores, as Reuniões se constituem como um espaço privilegiado para discutir a pesquisa, com foco nos desafios regionais do país, bem como para refletir as grandes temáticas de abrangência nacional que compõem o cenário da pós-graduação e da pesquisa em educação no Brasil.

As Reuniões Científicas são organizadas pelos Fóruns Regionais de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred) e pela Diretoria da ANPEd. O Forpred é uma instância permanente de organização dos sócios institucionais da ANPEd e desempenha um papel importante na articulação da pós-graduação em educação no país.

A ANPEd nos seus 40 anos de história, completados em 2018, tem como marca o compromisso com a inclusão social, a excelência acadêmica, o sentido inovador e dialógico da pesquisa, com a democracia e a justiça social. A consolidação das Reuniões Científica Regionais representa
uma ação importante para o cumprimento de nossos compromissos.

A organização dos anais do conjunto das Reuniões Científicas Regionais, em consonância com os compromissos da ANPEd, possibilita aos associados e à sociedade em geral, acompanhar a fecunda produção de pesquisa na área de educação no país.

Assim, damos publicidade permanente, no portal de nossa associação, aos anais das Reuniões Científicas Regionais, no desejo que possam ser mais um instrumento de democratização do acesso à pesquisa em educação no Brasil. Boa leitura!