Normas
Somente associados quites com a anuidade de 2020.
Podem submeter texto/proposta na condição de autor: professores da pós-graduação stricto sensu, professores da graduação e da Educação Básica e mais pesquisadores da área com mestrado ou doutorado e estudantes de doutorado e de mestrado;
Podem submeter texto/proposta na condição de coautor demais professores da educação básica e alunos da graduação vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa institucionalizados.
Poderão submeter trabalhos coordenadores de Eixo e Membros do Comitê Científico. Pareceristas ad hoc poderão submeter trabalho. No entanto, deverão informar à coordenação de eixo no caso de a submissão ser para o mesmo eixo em que atuem como pareceristas.
Admite-se a submissão de 02(dois) textos por pesquisador, uma como autor e outra como co-autor, ou duas como co-autor, em português, categoria (trabalho ou pôster), sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores, sendo 01(um) autor/a e 2 (dois) coautores.
Todo o processo de submissão, inscrição, acompanhamento da avaliação e pedido de recursos deverá ser feito exclusivamente, na área do associado, no Portal ANPEd (www.anped.org.br) .
1. ORIENTAÇÕES
O texto/proposta deve ser enviado exclusivamente pelo Portal ANPEd no link httppublicpublic://anais/imagens/norte2020logo.jpganais/imagens/norte2020banner.pngsistema.anped.org.br/public/index.php/autenticacao/index
É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão do texto/proposta, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida posteriormente a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado.
O texto/proposta submetido à 3ª Anped Norte deve ser inédito e não pode ter sido apresentado ou publicado em outro evento científico.
Só serão publicados nos anais da 3ª Anped Norte os textos autorizados pelos autores, no momento da submissão, os quais cedem à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do trabalho.
Os textos NÃO devem conter nenhuma identificação que o exclua por quebra de anonimato: referência explícita da autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé; citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou tese do autor.
Os autores deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa bem como para a correção linguagem e normatização técnica da ABNT.
2 REGRAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO 2.1. COMUNICAÇÃO ORAL
Serão aceitas pesquisas finalizadas, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise;
O texto organizado em forma de resumo expandido deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências e conter entre 15.000 a 20.000 caracteres com espaços e atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave).
2.2. PÔSTER
Serão aceitos como pôsteres trabalhos que apresentem pesquisas em andamento.
O texto organizado em forma de resumo expandido deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, resultados parciais e referências e conter entre 10.000 a 12.000 caracteres com espaços e atender as normas da ABNT: (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman; fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave).
Para apresentação na 3ª ANPEd Norte, o pôster deverá ser elaborado em Power Point com um Slide para apresentação em projetor multimídia, a ser disponibilizado pela Secretaria da 3ª Anped Norte, não sendo necessário a confecção de banner.
ATENÇÃO:
→ As anuidades da ANPEd de 2020, de todos/as os/as autores/as, deverão estar quitadas para que o trabalho seja submetido.
→ Os/as Bolsistas de Iniciação Científica deverão estar com as inscrições do evento quitadas, não sendo necessária sua associação à ANPEd.
→ O pagamento da anuidade da ANPEd deverá ser realizada com, no mínimo, 02 (dois) dias úteis de antecedência ao prazo final de submissão de trabalhos, com o objetivo de garantir o processamento da operação bancária. Cuidado para não agendar a data de pagamento após dois dias de antecedência, pois o pagamento precisa estar quitado para submissão do trabalho.
→ O pagamento da inscrição deverá ser feita conforme o cronograma.
→ É obrigatória a presença de, no mínimo, 01 (um) dos/as autores/as para a apresentação do trabalho e sua certificação.
→ Os textos enviados não serão passíveis de substituição e/ou modificações após a sua submissão.
→ Serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico, os textos aprovados e que tiverem autorização dos/as autores/as para tal.
→ Os/as autores/as, ao enviarem o texto para avaliação e optarem (no momento da submissão) pela publicação nos anais do evento, cedem à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras.
→ Orienta-se que o preenchimento atento e correto do formulário de inscrição e submissão, pois o registro correto das informações é de inteira responsabilidade dos/as autores/as e coautores/as. Os dados informados no cadastro e no formulário de inscrição serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao inscrito, autor/a e/ou ao trabalho.
Painel: inscrição e submissão
Os Painéis Temáticos visam ser espaço de interlocução e debate de temas emergentes na área da pesquisa em educação no Norte a partir dos PROCADs, ou de outros temas, vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação da região. Devem ter um caráter de interlocução entre as temáticas contempladas nos PROCADs, ou de outros temáticas, e representar a oportunidade de diálogo com pesquisadores(as) experientes da área.
A articulação do painel, o envio do arquivo e a organização da apresentação serão de responsabilidade do(a) coordenador(a).
Estrutura dos Painéis:
Os painéis devem ser submetidos no seguinte formato: coordenador e autores dos resumos expandidos. Cada painel deverá estar composto de três resumos expandidos, sendo que a COORDENAÇÃO do painel deverá estar sob a responsabilidade de um(a) autor(a) de um dos três resumos.
Cada resumo expandido inscrito no painel poderá ter no máximo dois(duas) autores(as).
Cada proposta de painel deverá envolver preferencialmente, TRÊS INSTITUIÇÕES DIFERENTES.
Regras de Submissão:
Para a realização da submissão do Painel é necessário que todos(as) os(as) autores(as) sejam associados(as) da ANPEd e estarem com a anuidade de 2020
Para apresentar o Painel, todos(as) os(as) autores(as) devem se inscrever na 3ª Reunião Regional Norte da ANPEd.
Os(as) autores(as) só poderão participar de uma única proposta de painel. A constatação de inscrição em mais de um Painel resultará na anulação das submissões.
Poderão participar do painel:
Professores(as) pesquisadores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte.
Submissão:
O envio deverá ser feito exclusivamente pelo(a) Coordenador(a) do Painel, para o e-mail: painel.anpednorte3@gmail.com
O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.
Ao enviar a proposta para avaliação, o (a) coordenador(a) do Painel e demais autores(as), estarão cedendo à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido texto relativo ao Painel, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e
Lembra-se aos(às) autores(as) a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.
Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao(à) autor(a) e/ou aos resumos (emissão de documentos, publicações, comprovantes, ).
Formatação do Painel
Os(as) proponentes deverão apresentar propostas completas de painéis, uma vez que a Comissão Organizadora NÃO irá estruturar painéis a partir de propostas individuais. A proposta deve ser encaminhada pelo(a) Coordenador(a) do Painel, programa Word for Windows, que deverá criar um título pertinente aos resumos que o comporão. No ato da submissão do painel, o(a) Coordenador(a) deverá anexar em um único arquivo:
Título do Painel em fonte maiúscula, com alinhamento centralizado;
Nome dos(as) autores(as) dos resumos com a identificação institucional, alinhado à direita;
Nome do(a) COORDENADOR(A) com a identificação institucional, alinhamento à esquerda;
Resumo geral do painel, com até 250 palavras, alinhamento justificado, espaçamento simples;
Palavras-chave (de três a cinco), separadas por ponto e vírgula [;];
A inclusão dos respectivos resumos expandidos, conforme formatação constante neste Edital, item “Digitação e formatação dos resumos do painel”.
Obs.: O nome do coordenador deve aparecer na lista de autores e na indicação do(a) coordenador(a).
Quantidade e Duração do painel: 90 minutos
Para apresentação serão aceitos até o total de 8 painéis.
A apresentação dos resumos deverão ser em até 60 minutos. Deverão ser dedicados 30 minutos finais para debate entre os participantes.
A apresentação dos painés será no dia 18/03/2021 (quinta-feira) das 19h às 21h e/ou no dia 20/03/2021 (sabado) das 9h às 11h, nos Blocos E,H.
Composição dos resumos que acompanham o painel para publicação
Cada resumo devera estar composto de: introdução (justificativa, problema de pesquisa e objetivos), metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências, estruturado em até 800 palavras, incluindo as referências.
Digitação e formatação dos resumos do painel
Cada resumo em até 800 palavras a compor o PAINEL deverá ser organizado conforme instruções que seguem:
Programa: Word for Windows;
Fonte: Time New Roman, tamanho 12;
Papel tamanho A4;
Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm.
Título em minúsculo, em negrito, com alinhamento centralizado;
Nome dos(as) autores(as) com a identificação institucional, alinhado à direita;
Até três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula [;];
Resumo abaixo das palavras-chave, espaçamento simples, sem nenhum espaçamento diferente entre parágrafos e alinhamento justificado;
Referências: As citações e Referências devem seguir as normas da ABNT. Utilizar notas de final de texto e não de rodapé. As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras
Obs.: caso haja ilustrações como quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias, desenhos etc) estes devem vir no corpo do texto, com legendas explicativas na margem superior da ilustração, e com indicação de fonte na margem inferior, ambos com fonte de letra tamanho 10.
Avaliação:
A avaliação será realizada por uma comissão constituída para esse fim, com duas avaliações para cada proposta.