Normas

Observação: Para cada inscrição é permitida a participação em, no máximo, 04 submissões: 02 como autores(as) e 2 como co-autores(as).

A) CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHO 

A submissão de trabalhos acadêmicos nas reuniões científicas regionais da ANPEd está orientada pela Resolução nº 01/2015 – ANPEd, de 07.10.2015, em especial pelos artigos e parágrafos especificados abaixo:​

Art. 6º – somente poderão participar da Reunião Científica Regional, com apresentação de trabalhos, professores(as) pesquisadores(as) de Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, estudantes de PPGEs, pesquisadores(as) em geral, docentes de Instituições de Ensino Superior (IES), e da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa.

Art. 7º – para submeter trabalhos para a Reunião Científica Regional da ANPEd os(as) autores(as) e coautores(as) deverão ser sócios da ANPEd e quites com a anuidade.
§ 1º – Poderão participar com apresentação de trabalhos alunos de graduação vinculados a projetos ou grupos de pesquisa somente na condição de coautor cujo autor principal seja associado da ANPEd.

Caso você ainda não seja sócio da ANPEd, deverá realizar seu cadastro e, após associar-se, quitar a anuidade de 2018. Aguarde então 48 horas e entre novamente, agora em sua página como associado.

​CLIQUE em Aberto período de submissão de texto para 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd. CLIQUE AQUI PARA EFETUAR A SUBMISSÃO E/OU CLIQUE EM MINHA CONTA/EVENTOS/SUBMETER/CONSULTAR TRABALHO. Conclua sua submissão. As inscrições para apresentação de trabalho aprovado poderão ser pagas até 30 de agosto, mas sugerimos fazer o pagamento da inscrição logo após o dia 27 de junho, quando será divulgado o resultado da avaliação de trabalhos. O valor da taxa de inscrição sofre alterações ao longo do ano e é diferenciado para associados quites, estudantes e não associados.

O sistema só permite a submissão se a anuidade estiver paga.

​​Obs: O pagamento da anuidade da ANPEd NÃO EQUIVALE à INSCRIÇÃO NA 2ª ANPEd Norte e NÃO assegura a apresentação de trabalho e participação na reunião regional dos autores e coautores que submeteram textos/proposta à avaliação científica.

​Obs2: Os autores de trabalhos aprovados para apresentação, deverão se inscrever na  2ª ANPEd Norte após o resultado da avaliação ou até o dia 30 de agosto de 2018, sob pena de a apresentação e/ou publicação dos mesmos não ser certificada. Os participantes que não forem apresentar trabalhos poderão efetuar sua inscrição durante o evento.

 

B) CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DE TRABALHO

Poderão ser submetidos trabalhos em uma única categoria: Trabalho Completo/ Comunicação Oral.

Serão aceitos como trabalhos os ensaios (distintos de revisão de literatura) e os estudos com conclusões parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Não serão aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, revisões bibliográficas ou relatos de experiências.

O texto deverá estar escrito na forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.

 

C) AVALIAÇÃO

Todos os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas ad hoc do GT escolhido para a submissão. Em casos de pareceres discrepantes, o membro do Comitê Científico será solicitado para exarar parecer.

Os textos poderão receber dois resultados:

Aceito: quando for identificado que o texto inscrito atende às exigências estabelecidas nos CRITÉRIOS DE JULGAMENTO;

Negado: quando for identificado que o texto inscrito não atende às exigências estabelecidas nos CRITÉRIOS DE JULGAMENTO.

​Em ambos os casos o/a autor/a irá receber um parecer descritivo. O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa.

Riqueza conceitual na formulação dos problemas.

Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.

Interlocução com a produção da área.

Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Recursos quanto à decisão da avaliação​

A análise dos recursos obedecerá à seguinte sistemática:​

O/A interessado/a deverá solicitar, dentro do prazo estabelecido no calendário acima, via justificativa no portal, pedido de revisão de avaliação;

O/A Coordenador/a do GT designará um/a novo/a avaliador/a para avaliar o trabalho.

O/A novo/a avaliador/a decidirá, em conjunto com o Comitê Científico, e encaminhará a decisão ao/à Coordenador/a do GT.

​D) TRABALHO COMPLETO – NORMAS DE SUBMISSÃO/APRESENTAÇÃO

Para enviar o Trabalho Completo, faz-se necessário observar as condições abaixo: 

O envio deverá ser feito exclusivamente pela página do evento no site da ANPEd, acessando a área restrita de associado mediante login e senha, informados no ato da inscrição e seguindo exatamente todas as suas etapas.

O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original. Ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.

O sistema tem uma ferramenta que pergunta ao autor se ele autoriza publicar o texto nos anais. Caso positivo, o texto será publicado no site do evento, onde serão disponibilizados eletronicamente os anais.

Os autores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e digital. 

Lembra-se aos autores a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas. 

Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes, etc.). 

Os Trabalhos inscritos poderão ter até 3 (três) autores. 

Para submissão dos trabalhos os autores e co-autores deverão estar associados à ANPEd, com a anuidade de 2018 paga, exceto os estudantes de graduação (conforme item B, anteriormente referido). 

O pagamento da anuidade não assegura a apresentação de trabalho e participação na Reunião Nacional. É assim necessário também realizar o pagamento da inscrição. As inscrições para apresentação de trabalho aprovado poderão ser pagas até 10 de setembro. O valor da taxa de inscrição sofre alterações ao longo do ano e é diferenciado para associados quites, estudantes e não associados. Autor e co-autores deverão estar inscritos no evento.

Informações requeridas para submissão de Trabalho Completo

CPF(s) do(s) autor(es)

Título do Trabalho

Resumo do trabalho com no máximo 1.300 caracteres com espaços

Palavras-chave

Agência ou instituição financiadora (quando houver)

Opção quanto à publicação ou não do texto nos anais do evento

Declaração de vínculo com Programa de Pós-graduação (para estudantes de mestrado e doutorado)

Declaração de vínculo com grupo ou projeto de pesquisa (para professores da educação básica e estudantes de graduação)

​O texto na íntegra (arquivo submetido) deverá conter entre 25.000 e 40.000 caracteres, considerados os espaços sendo que os itens abaixo fazem parte desta contagem:​

Título do trabalho

Texto completo do trabalho (incluindo o Resumo)

Notas de rodapé

Referências

Quadros ou tabelas

​Observação Importante: Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, serão negados pela Comissão Avaliadora.