O currículo da formação superior em Educação Física entre as tramas da racionalidade neoliberal Resumo Centramos esforços na investigação dos modos de regulação que se apresentam no currículo da formação docente de um curso de Licenciatura em Educação Física, que ocorre em uma universidade pública. Tencionamos inferir como eles se alinham às transformações do setor público e da cultura geral e adéquam seus sujeitos às condições sociais de mercantilização da vida. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas narrativas e analisados mediante a noção de governamentalidade, formulada por Michel Foucault. Os resultados indicam que de forma contraditória ao que se pretende, o currículo apresenta práticas naturalizadas que favorecem o assujeitamento do futuro professor aos ditames da concorrência e do empresário de si, potencializando a hegemonia da racionalidade política neoliberal. Palavras-chave : Currículo –Educação Física – Educação Superior – Governamentalidade - Neoliberalismo
O currículo da formação superior em Educação Física entre as tramas da racionalidade neoliberal
O currículo da formação superior em Educação Física entre as tramas da racionalidade neoliberal
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5153
Agência:
Fapesp
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5153-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Mário Luiz Ferrari Nunes
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
E-mail:
mario.nunes@fef.unicamp.br
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Trabalho