RELAÇÕES ESCOLA-FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RELAÇÕES ESCOLA-FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT14 - Sociologia da Educação
Código: 
5467
Agência: 
CAPES
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5467-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

RELAÇÕES ESCOLA-FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Este trabalho apresenta um recorte de resultados de pesquisa de tese de doutorado que objetivou analisar as relações escola-família no processo de construção das identidades de gênero das crianças na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil (IEI) de uma capital nordestina, junto a educadoras escolares e familiares, utilizando observação, entrevista e questionário para produção dos dados. O referencial teórico-metodológico baseou-se na conceituação de gênero e relações escola-família e na análise de conteúdo. Constatou-se que na IEI, as construções das identidades de gênero das crianças ocorrem, se não por prescrições explícitas, por meio de uma pedagogia organizacional e visual silente, evidenciada nas decorações e comemorações da IEI, que reproduzem separações e diferenças de gênero no marco da heteronormatividade. Sem acordos explícitos e formais entre famílias e IEI, esta baseia suas práticas em suposições acerca das expectativas das famílias e acata supostas preferências familiares, com base na afirmação de que as aprendizagens de gênero binárias e dicotômicas vêm de casa. Palavras-chave: Gênero. Educação Infantil. Relações escola-família.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Francisca Jocineide da Costa E Silva
Instituição: 
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
E-mail: 
jocineideufpb@gmail.com
GT: 
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria: 
Trabalho