PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE RECOMPOSIÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a vinculação psicologia-educação na lógica da organização societária atual. Para isso, se considera o movimento de recomposição do processo produtivo na relação com os processos formativos, destacando a contribuição de aportes da Psicologia da Educação. Dessa perspectiva, a flexibilização e desregulamentação do trabalho, a automatização, o autocontrole e auto ajuste, via informatização e sistemas eletrônicos, o projeto de sociabilidade neoliberal, desafiam a psicologia e a educação uma vez que engendram mudanças na qualificação do trabalhador, no consumo, nos comportamentos e nas formas de entendimento e compreensão do mundo. Analisa-se a vinculação psicologia-educação na perspectiva histórica e derivações teóricas indicativas da compreensão e justificação de um “novo” tipo social: o indivíduo “autônomo” e “adaptado”. Palavras-chave : Psicologia-Educação. Trabalho. Processo formativo.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE RECOMPOSIÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE RECOMPOSIÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT20 - Psicologia da Educação
Código:
5601
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5601-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Adriane Guimarães de Siqueira Lemos
Instituição:
UFG - Universidade Federal de Goiás
E-mail:
adrianegsiqueira@hotmail.com
Coautor:
Anita Cristina Azevedo Resende
E-mail Coautor:
aazeres@uol.com.br
Instituição Coautor:
UFG - Universidade Federal de Goiás
GT:
GT20 - Psicologia da Educação
Categoria:
Trabalho