Trabalhos

VINTE ANOS DA LEI 10.639/03: O QUE MUDOU NO CAMPUS FLORESTA - UFAC?

José Alessandro Cândido da Silva
Paulo Vinicius Baptista da Silva
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

Sucesso ou fracasso escolar: O que esperar dos estudantes negras e negros?

Gerusa Faria Rodrigues
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

“TERMÔMETRO RACIAL”: NARRATIVAS DE NEGROS/AS E BRANCOS/AS SOBRE SUAS TRAJETÓRIAS SOCIAIS EM CARREIRAS DE PRESTÍGIO

Sérgio Pereira dos Santos
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

TODA SURDEZ SERÁ CASTIGADA? DIÁLOGOS ENTRE A BNCC - O DCRB E OS SILÊNCIOS SOBRE JUVENTUDE E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

Valéria Soares Martins
Luzineide Miranda Borges
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DA JUVENTUDE DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO SÃO BENEDITO EM MATO GROSSO

Soenil Clarinda de Sales
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

UM OLHAR DECOLONIAL NOS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORAS NEGRAS RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Daniele da Silva Costa
Waldir Ferreira de Abreu
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

REVISÃO SISTEMÁTICA NOTAS PARA COMPREENDER AS IMPLICAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS SOCIAIS QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO

João Almeida dos Santos
Suely Dulce de Castilho
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

SÁBIOS DOS SEUS POVOS - QUAL O LUGAR OCUPADO PELOS ANCIÃOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA?

Silvanira Gomes de Matos
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

RACISMO ESTRUTURAL E AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Cintia Valéria Lima dos Reis
Lúcia Isabel da Conceição Silva
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CAMPO - INDÍGENA E QUILOMBOLA: UM OLHAR DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Janssen Felipe da Silva
Aline Renata dos Santos
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

POVOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: A PRODUÇÃO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃOO

Carolina Ponciano da Costa
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Catharina Maia Caetano
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

O Prêmio Professor Inovador e as práticas pedagógicas voltadas a educação das relações étnico-raciais no Estado do Amazonass

Silvana Barreto Oriente
Tatiane Cosentino Rodrigues
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

NÔ BÁ BRINCA - VAMOS BRINCAR - AHI TLHANGUI? CATÁLOGO DE JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS

Míghian Danae Ferreira Nunes
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

Núcleos de estudos das relações étnico-raciais: encruzilhadas para uma educação antirracista nas escolas da RME-BH

Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Nesir Freitas da Silva
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL

Soraide Isabel Ferreira
Candida Soares da Costa
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

O BRINCAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA INDÍGENA DE DOURADOS - MS

Brenda Maria Alves Cordeiro
Marta Coelho Castro Troquez
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

MOVIMENTO DAS ASSOCIAÇÕES QUILOMBOLAS NO MARANHÃO: NO CONTEXTO PANDEMICO DA COVID-19

Maria da Guia Viana
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

GT21 DA ANPED E ABPN: UM OLHAR PARA OS 20 ANOS DA LEI 10.639/03

Clarissa Thaís Lima da Costa
Érika Loureiro de Carvalho
Ana Ivenicki
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

INSUBMISSA EDUCAÇÃO NEGRA: VOZES E FAZERES NEGROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E DOS EUA

Éllen Daiane Cintra
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

(IN)VISIBILIDADE DAS HISTÓRIAS E CULTURAS DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE

Flávia Gisele Nascimento
Claudia Madruga Cunha
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO ENSINO SUPERIOR

Cynthia Cristina do Nascimento
Maria Aparecida Rezende
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

FILHOS DE PEIXE: IDENTIDADES DA EDUCAÇÃO INDÍGENA DO POVO XIKRIN DO RIO BACAJÁ

Marina Rodrigues Miranda
Rafaella Capela Leão
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OLHARES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.

Rosinaldo de Souza dos Santos
Marcos André Ferreira Estácio
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

EPISTEMICÍDIO COMO ESTRATÉGIA DE CONTROLE: ONDE ESTÃO AS INTELECTUALIDADES NEGRAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE GEOGRAFIA?

Douglas Vaz Franco Santana
Janine Moreira
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

DOS SALÕES DE REGGAE À SALA DE AULA: prática educativa antirracista no espaço escolar maranhense

Rosangela Coelho Costa
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Análises das Práticas Pedagógicas na Rede Municipal de Educação de Goiânia

Thais Regina de Carvalho
Rachel Benta Messias Bastos
Cecilia Maria Vieira
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MẼBENGÔKRE: ENTRE PROCESSOS DE COLONIALIDADE E DECOLONIALIDADE NAS ESCOLAS XIKRIN DO CATETÉ

Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM PEDRA BRANCA/VARGEM ALTA/ESPÍRITO SANTO: UMA QUESTÃO DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO

Tânia de Souza Fernandes
Erica Renata Vilela de Morais
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho em Andamento

Currículo - Prática da Erer e Ensino de História em uma Escola no Sul do Estado do Espírito Santo

João Paulo Ribeiro Bernardes
GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais Resumo Expandido - Trabalho