O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO E OS CICLOS Resumo O objetivo deste trabalho é analisar as crenças sobre reprovação de um grupo de professores do ensino fundamental, assim como se estas crenças podem estar relacionadas às atitudes sobre o rendimento escolar nas escolas onde lecionam. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de duas escolas públicas do município de Contagem, Minas Gerais, posteriormente analisadas segundo categorias qualitativas e por meio de técnicas estatísticas exploratórias, em busca de estruturas analíticas para as opiniões dos professores. Os resultados mostram que muitos professores ainda creem na reprovação e em que ela possa melhorar o aprendizado dos alunos. Além disso, há uma relação entre os professores acreditarem na reprovação e existir um efeito atraso na escola onde trabalham. Concluímos que a permanência dessa crença favorece a persistência da reprovação que, por sua vez, contribui para a reprodução da escola pública que segrega e exclui. Palavras-chave: atraso escolar, crença na reprovação, ciclos.
O que pensam professores sobre a reprovação e os ciclos
O que pensam professores sobre a reprovação e os ciclos
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
4468
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4468-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Frederico Alves Almeida
Instituição:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
E-mail:
fredbhte@hotmail.com
Coautor:
Maria Teresa Gonzaga Alves
E-mail Coautor:
mtga@ufmg.br
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE FEDREAL DE MINAS GERAIS
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho