CAPITAL CULTURAL E TRAJETÓRIA ACADÊMICA NO CAMPO DA ARQUITETURA RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento – iniciada no primeiro semestre de 2018 – cujo objetivo é analisar a trajetória acadêmica de estudantes em um curso de arquitetura e urbanismo em uma universidade particular do interior do estado do Rio de Janeiro. Supõe-se que o desempenho acadêmico de estudantes oriundos de meios sociais distintos apresente disparidade em razão do capital cultural acumulado em suas trajetórias, conjectura esta que decorre de observação realizada, antes do início efetivo da pesquisa, em ambiente formador de técnicos em design de interiores (em nível pós-médio profissionalizante, em instituição privada de grande porte). A utilização de ferramental diverso para captação e análise de informações confere à pesquisa um cunho quanti-qualitativo. É preparado para a etapa exploratória o desenvolvimento de um questionário, além da instauração de uma “descrição densa” (GEERTZ, 2017) e da aplicação da “escuta ativa” (BOURDIEU, 2008). Palavras Chave: Capital cultural; Habitus; Trajetória acadêmica; Arquitetura.
Capital cultural e trajetória acadêmica no campo da arquitetura
Capital cultural e trajetória acadêmica no campo da arquitetura
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
5006
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5006-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
José Angelo Muniz
Instituição:
UCP - Universidade Católica de Petrópolis
E-mail:
angelomuniz@gmail.com
Coautor:
Debora Breder Barreto
E-mail Coautor:
deborabreder@hotmail.com
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRóPOLIS
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Pôster