O texto aborda a formação do pensamento no contexto escolar, num diálogo interdisciplinar entre a filosofia, a psicologia e a didática. Para o estudo elencaram-se obras dos autores da filosofia como Marx, Engels, Lenin e Kopnin; da psicologia histórico-cultural como Vigotski, Leontiev, Galperin e da didática desenvolvimental Davidov, Danílov e Libâneo. A metodologia consistiu na elaboração de categorias temáticas existentes na comunalidade dos diferentes sistemas teóricos. Para tanto, foram selecionadas obras dos autores, com posterior inserção no Software Nvivo 12. Com o auxílio desse software elaboram-se fichamentos, matrizes estruturais e mapas conceituais, os quais revelaram os cruzamentos entre as fontes teóricas utilizadas. A contribuição principal é uma síntese teórica interdisciplinar das categorias estudadas: a concepção materialista da histórica; o pensamento como atividade teórica e a formação do pensamento teórico na escola. Palavras-chave : Formação do pensamento. Filosofia. Psicologia. Didática.
DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA, PSICOLOGIA E DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA, PSICOLOGIA E DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT04 - Didática
Código:
5178
Agência:
FAPEMIG
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5178-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Orlando Fernández Aquino
Instituição:
UNIVERSIDADE DE UBERABA
E-mail:
ofaquino@gmail.com
Coautor:
Adriana Rodrigues
E-mail Coautor:
adriana.rodrigues.pedagogia@gmail.com
Instituição Coautor:
UNIUBE - Universidade de Uberaba
GT:
GT04 - Didática
Categoria:
Trabalho