O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: QUAL A AUTONOMIA CURRICULAR DO PROFESSOR? Resumo As novas políticas curriculares e a parceria da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina com o Instituto Ayrton Senna, resultaram na implementação do Ensino Médio Integral em Tempo Integral - EMITI. Esse novo cenário mobilizou investigar a problemática: Como os professores percebem, na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico - PPP, a possibilidade de desenvolver a autonomia curricular? O objetivo desta investigação é verificar qual a autonomia curricular dos professores na (re)elaboração do PPP em escolas contempladas com a proposta. De perspectiva metodológica qualitativa, esta pesquisa conta com a aplicação de questionário aos professores do EMITI em Joinville. Os resultados apontam que a autonomia curricular ainda é um desafio no contexto escolar. Os professores consideram importante a participação na construção do PPP e nas decisões curriculares, mas a centralidade nas decisões impede o desenvolvimento das práticas curriculares com base nos princípios de autonomia e flexibilidade. Palavras-Chave: Projeto Político Pedagógico. Currículo. Autonomia Curricular. Ensino Médio Integral em Tempo Integral.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: QUAL A AUTONOMIA CURRICULAR DO PROFESSOR?
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: QUAL A AUTONOMIA CURRICULAR DO PROFESSOR?
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
4919
Agência:
Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4919-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Leiri Ratti
Instituição:
UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
E-mail:
leiri.r@gmail.com
Coautor:
Jane Mery Richter Voigt
E-mail Coautor:
jane.mery@univille.br
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Pôster