Resumo: O presente artigo tem a finalidade de propor uma conversa, a respeito dos processos de mobilidade humana, na atualidade, objetivando tecer redes educativas com docentes acerca das questões que vivenciam os migrantes e seus cotidianos. É urgente incentivar a criação de redes que atuem contra a xenofobia e em prol de um acolhimento humanizado de migrantes que chegam ao nosso país diariamente. Para esse estudo, trazemos Alves e Oliveira com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos; nos apoiamos em Deleuze e Guattari, porque compreendemos que as imagens, os sons e as narrativas produzidas nas conversas, são “personagens conceituais”; usamos também as ideias de Certeau sobre “usos” e “táticas”; autores como Moreira e Schurmans, nos inspiram acerca de mobilidade humana, esse último por tratar da noção de apresentação do migrante no cinema. Palavras-chave: Movimentos Migratórios. Cinema. Redes Educativas. Currículos. Formação Docente.
TECENDO REDES EDUCATIVAS COM MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS APRESENTADOS NO CINEMA: FIOS DE TESSITURAS CURRICULARES
TECENDO REDES EDUCATIVAS COM MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS APRESENTADOS NO CINEMA: FIOS DE TESSITURAS CURRICULARES
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
4772
Agência:
FAPERJ
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4772-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Juliana Rodrigues
Instituição:
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
juliana_rodrigs@hotmail.com
Coautor:
Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues
E-mail Coautor:
mariamoraiss@yahoo.com.br
Instituição Coautor:
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Trabalho