Educação, Modernização e a Questão da Terra Resumo Este trabalho busca mostrar os laços entre educação e modernização nacional e sua correlação com a questão da terra. O texto explora duas dicotomias cuja formulação representa fronteiras simbólicas fundamentais: urbano/rural e moderno/tradicional. Argumenta-se que a educação é um dos pilares fundamentais de todo processo de construção nacional e de modernização, visto que o chamado processo civilizatório passa necessariamente pela educação. O texto apresenta, também, um estudo específico sobre um programa de Educação do Campo desenvolvido em uma Universidade do interior do Estado de São Paulo. O texto sustenta que um programa de formação docente em Educação do Campo deve enfrentar o desafio de romper com o modelo urbanocêntrico de educação, privilegiar a diversidade de saberes e introduzir a marca e a especificidade do campo nos processos educativos. O estudo identitário dos formandos sobre a Educação do Campo mostra uma clivagem que opera na chave da “mudança”. Essa clivagem parece organizar a construção identitária dos sujeitos sobre a formação docente, formação essa que é apontada como possibilidade de abertura/libertação para os povos do campo. Palavras-chave: Educação. Educação do Campo. Modernização. Questão da terra.
Educação, Modernização e a Questão da Terra
Educação, Modernização e a Questão da Terra
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
5617
Agência:
CNPq
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5617-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Instituição:
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
E-mail:
edna.chamon@gmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos