Trabalho e escolarização no curso de vida de jovens pobres no Rio de Janeiro

Trabalho e escolarização no curso de vida de jovens pobres no Rio de Janeiro

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código: 
5379
Agência: 
Faperj, CNPq
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5379-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Trabalho e escolarização no curso de vida de jovens pobres no Rio de Janeiro Investigar cursos de vida de jovens significa enfrentar o desafio de compreender as idades não apenas como fases biológicas, mas também como representações e campos de disputas simbólicas atravessadas pelas especificidades de vida em diferentes lugares sociais. Passa por compreender processos de individualização social e vetores de unificação dos padrões socializadores de um mundo que se tornou simultaneamente globalizado e excludente. Trataremos de processos de entrada de jovens pobres na vida adulta tendo como vetor principal a relação escola-trabalho. A base empírica de nossas reflexões se constitui dos dados quantitativos e qualitativos de pesquisa realizada com jovens estudantes de escolas de ensino médio na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2013 e 2015. A partir do survey obtivemos um quadro síntese de trajetórias de escolarização, posições sociais, experiências laborais e familiares, entre outras, que dão objetividade aos cursos de vida. Narrativas de dois jovens são apresentadas e interpretadas numa busca por evidenciar dimensões subjetivas dos cursos de vida. Palavras-chave: Jovens; Individuação; EJA

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Ana Karina Brenner
Instituição: 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
E-mail: 
anakbrenner10@gmail.com
Coautor: 
Paulo Cesar Rodrigues Carrano
E-mail Coautor: 
pc.carrano@gmail.com
Instituição Coautor: 
UFF - Universidade Federal Fluminense
GT: 
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria: 
Sujeitos e Processos Educativos