CARTOGRAFIA E REDES DE CONVERSAÇÃO: (DES)CAMINHOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA EM DEVIR-ARTISTA

CARTOGRAFIA E REDES DE CONVERSAÇÃO: (DES)CAMINHOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA EM DEVIR-ARTISTA

Categoria: 
Pôsteres
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
5171
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5171-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

CARTOGRAFIA E REDES DE CONVERSAÇÃO: (DES)CAMINHOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA EM DEVIR-ARTISTA RESUMO Como pensar a pesquisa em educação sem pensar a multiplicidade de forças macro e micropolíticas que atravessam o cotidiano escolar? Como não considerar a produção de subjetividades em suas dimensões ético-estético-políticas nas experimentações vividas no campo investigativo? A pesquisa é corpo-pensamento que dança. E quando dança no deslocamento potencializa a criação de múltiplos agenciamentos com forças, afetos e afecções que atravessam a escola. Apostamos com Deleuze e Guattari na cartografia por começar pelo meio, entre pulsações. Apostamos nas redes de conversação de Carvalho pela potência da criação, do coletivo comum e cooperativo. Apostamos com Delboni na construção de pesquisas com o cotidiano escolar, (trans)criando em linhas de escrita o movimento de corpos que vibram na criação do conhecimento como o mais potente dos afetos. Desse modo, a pesquisa é composição de um corpo coletivo atravessado por currículos arteiros e por docências em devires que se compõem no “entre”. Pesquisa que fala e silencia, aproxima e distancia, aumenta e diminui forças, cria, inventa outros mundos. PALAVRAS-CHAVE: Cartografia. Redes de Conversação. Criação/Invenção.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Eliana Aparecida de Jesus Reis
Instituição: 
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail: 
elianareis.edu@gmail.com
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Pôster