Educação Especial, formação do professor e a prática de ensino: sentidos no estágio supervisionado da licenciatura Resumo O estudo analisa as possibilidades de formação na licenciatura para práticas de ensino que proponham a reflexão sobre o currículo escolar para o desenvolvimento de alunos com deficiência na escola comum. Trazemos episódios da supervisão de estágio em um curso de licenciatura, analisados à luz da psicologia histórico-cultural, em diálogo com a perspectiva enunciativo-discursiva. Os episódios indicam os sentidos em torno do compromisso de ensinar, bem como sobre a prática com o aluno com deficiência na escola comum. Identificamos a complexidade na apresentação de propostas para as adaptações curriculares apontadas pelas políticas educacionais para a educação especial, mas reconhecemos a possibilidade de (re)significações dos conceitos e visões a partir das negociações de sentidos entre professora, pesquisador e estagiários. Compreendemos que o ensino para alunos com deficiência deve se orientar para práticas que incidam no funcionamento psíquico dos estudantes, considerando suas formas particulares de apropriação da cultura, de modo a ancorar a participação efetiva destes na escola. Palavras Chave: Educação Especial. Formação de Professores. Práticas de Ensino.
Educação Especial, formação do professor e a prática de ensino: sentidos no estágio supervisionado da licenciatura
Educação Especial, formação do professor e a prática de ensino: sentidos no estágio supervisionado da licenciatura
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
5342
Agência:
CNPq
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5342-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Mateus Henrique do Amaral
Instituição:
UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
E-mail:
amaralmateush@gmail.com
Coautor:
Maria Inês Bacellar Monteiro
E-mail Coautor:
monteirobim@gmail.com
Instituição Coautor:
UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Coautor 1:
Ana Paula de Freitas
Instituição Coautor !:
USF - Universidade de São Francisco
E-mail Coautor 1:
freitas.apde@gmail.com
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Trabalho