PELO TRÁFICO DE DROGAS: narrativas de superação, resistência e construção de novas trajetórias de vida de mulheres jovens em Belo Horizonte

PELO TRÁFICO DE DROGAS: narrativas de superação, resistência e construção de novas trajetórias de vida de mulheres jovens em Belo Horizonte

Categoria: 
Pôsteres
Grupo de Trabalho: 
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código: 
4679
Agência: 
CAPES
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4679-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

PELO TRÁFICO DE DROGAS: narrativas de superação, resistência e construção de novas trajetórias de vida de mulheres jovens em Belo Horizonte. RESUMO Considerando o fenômeno do aumento das violências que incidem sobre as mulheres na atualidade – feminicídio, violência doméstica e, sobretudo, o encarceramento – essa pesquisa volta-se para a análise da trajetória de desvinculação de mulheres jovens com o tráfico de drogas, observando os recursos mobilizados; os processos de agência e resistência; o comparecimento do racismo e sexismo; e em que medida os processos formativos formais e não formais colaboraram nessas trajetórias. A análise se dará a luz da interseccionalidade, amparada por Krenshaw (2002) que nos informa que o racismo, o sexismo, as opressões de classe e outras se sobrepõem na criação de discriminações estruturais contra mulheres. Serão entrevistadas entre duas e cinco jovens, que foram mapeadas através de vínculos construídos na trajetória da pesquisadora. A abordagem metodológica é a qualitativa. Serão realizadas para a produção de dados entrevistas narrativas, que terão como pergunta geradora: Conte-me como aconteceu sua desvinculação do tráfico de drogas, do momento em que você considerar melhor. Palavras-chave: mulheres jovens; trajetórias; tráfico de drogas;

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Fernanda Menezes Santos
Instituição: 
FAE - Faculdade de Educação da UFMG
E-mail: 
fernandamenezesavl@hotmail.com
GT: 
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria: 
Sujeitos e Processos Educativos