Confiança interpessoal e institucional e avaliação institucional participativa: problematizando associações

Confiança interpessoal e institucional e avaliação institucional participativa: problematizando associações

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT14 - Sociologia da Educação
Código: 
4561
Agência: 
FAPESP
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4561-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

CONFIANÇA INTERPESSOAL E INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: PROBLEMATIZANDO ASSOCIAÇÕES Resumo : Esse artigo divulga os resultados de uma tese de doutorado cujo objetivo foi investigar em que medida a confiança constitui um fator associado às práticas e princípios da AIP - avaliação institucional participativa. A literatura internacional defende a importância da confiança relacional para a qualificação escolar em termos de capital social, produtividade e eficiência. A AIP - implementada como política na rede municipal de Campinas - concebe a qualificação em outros termos, associada à qualidade social, negociação e responsabilização compartilhada. Os dados são fruto de entrevistas exploratórias de trinta professores de nove escolas e da observação em duas escolas dessa rede. Argumenta-se que: 1. a construção de relações de confiança entre professores e famílias não depende apenas de dinâmicas de reciprocidade, mas de reconhecimento; 2. as relações de reciprocidade internas à comunidade escolar são insuficientes para caracterizar o fenômeno da confiança, sendo necessária a inclusão da relação com o poder público e suas dinâmicas de redistribuição. Palavras-chave : confiança interpessoal - confiança institucional - avaliação institucional participativa

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Sara Badra de Oliveira
Instituição: 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
E-mail: 
sara.badra.oliveira@gmail.com
GT: 
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria: 
Trabalho