OCUPAÇÕES ESTUDANTIS DAS ESCOLAS EM CAXIAS DO SUL/RS RESUMO: O presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado em Educação acerca das ocupações estudantis das escolas públicas em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, no ano de 2016. A temática é apresentada no contexto das ocupações em nível nacional e relacionada aos movimentos em rede contemporâneos, caracterizados por Castells (2013). A pesquisa tem por arcabouço teórico metodológico o materialismo histórico dialético e utiliza como base para análise das fontes o termo experiência, elaborado por Thompson (1981). O desenvolvimento do artigo se dá na reflexão do movimento estudantil de ocupações enquanto experiência que modificou os espaços e as relações escolares. Concluímos que a consciência social das e dos estudantes envolvidos no movimento foi o principal fator de transformação decorrente das ocupações. Essa modificação, foi possibilitada pela potente aprendizagem política do cotidiano das ocupações e se manifesta na crítica às desigualdades presentes nos sistemas de educação e nas relações sociais. Palavras-chave: Ocupações estudantis. Movimento estudantil. Experiência de ocupação.
OCUPAÇÕES ESTUDANTIS DAS ESCOLAS EM CAXIAS DO SUL/RS
OCUPAÇÕES ESTUDANTIS DAS ESCOLAS EM CAXIAS DO SUL/RS
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
4447
Agência:
CAPES
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4447-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Scarlett Giovana Borges
Instituição:
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
E-mail:
scarlettgborges@hotmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos