CURRÍCULO E O TEMPO DE APRENDER: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NACIONAL Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura das políticas educacionais cujo foco é a produção curricular para a alfabetização nacional e seus alinhamentos às marcações temporais. Para tanto, com a base pós-estrutural do campo do currículo propomos dialogar sobre alguns aspectos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, problematizando as marcas dessa lógica temporal através do viés estruturante e sistemático do currículo da alfabetização, criando sentidos não só para o Ensino Fundamental – EF, como para a Educação Infantil – EI. Para tanto, apresentamos três aspectos dessa leitura na intenção de provocar algumas reflexões: estruturação segmentada e sequencial dos objetivos; planejamento como balisador e a defesa de um ciclo como modo de organização de um currículo nacional para a alfabetização. Palavras-chave: currículo da alfabetização; tempo de aprender; políticas curriculares nacionais
CURRÍCULO E O TEMPO DE APRENDER: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NACIONAL
CURRÍCULO E O TEMPO DE APRENDER: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NACIONAL
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5431
Agência:
não
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5431-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Bonnie Axer
Instituição:
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
bonnieaxer@gmail.com
Coautor:
Rosalva de Cássia Rita Drummond
E-mail Coautor:
rosalvadrummond@gmail.com
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Trabalho