Este artigo analisa como a escola está inserida no processo de diferenciação e reconhecimento de homens jovens efeminados que participam das fanfarras na fronteira Brasil/Bolívia. Através de etnografia e entrevista semiestruturadas, a partir da perspectiva teórico metodológica pós-crítica, observou-se ensaios e apresentações das fanfarras escolares na cidade de Corumbá, entrevistou-se direção de escola, instrutor e componentes de diferentes fanfarras. A partir da compreensão de um regime de visibilidade que permite a cidade ser reconhecida por muitos como “sem preconceito”, o reconhecimento dos jovens efeminados é compreendido a partir do espaço de agenciamento da escola. O contexto fronteiriço de diferenciação identitária é levado em consideração na análise. Conclui-se que, entre outras coisas, a visibilidade e atuação dos efeminados na cidade se dá via um contexto de preconceito e violência contra as experiências de gêneros e sexualidades dissidentes, no entanto, a fanfarra, via a sua constituição de gênero e sexualidade, permite que efeminados se destaquem e ganhem reconhecimento nos termos inteligíveis locais, isto é, de maneira binária, ainda que dissidentes, sem pôr em risco a imagem da escola e o lugar de masculinidade dos demais membros da fanfarra.
“Todo o mundo vai aplaudir as bichas”: produção das diferenças e reconhecimento a partir das fanfarras escolares da fronteira Brasil-Bolívia
“Todo o mundo vai aplaudir as bichas”: produção das diferenças e reconhecimento a partir das fanfarras escolares da fronteira Brasil-Bolívia
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação
Código:
5658
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5658-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Tiago Duque
Instituição:
UFMS - PPGE CPAN - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
E-mail:
duque_hua@yahoo.com.br
GT:
GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação
Categoria:
Sexualidade e Educação