SIGNIFICAÇÕES DE CURRÍCULO NOS TEXTOS POLÍTICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL

SIGNIFICAÇÕES DE CURRÍCULO NOS TEXTOS POLÍTICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
4753
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4753-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

SIGNIFICAÇÕES DE CURRÍCULO NOS TEXTOS POLÍTICOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO Este trabalho analisa as articulações e produções de sentido presentes em textos políticos destinados à educação infantil e problematiza alguns aspectos relacionados às políticas curriculares dirigidas a ela, para identificar e interpretar quais sentidos estão sendo fixados para o seu currículo. Propõe analisar as políticas curriculares e compreender variáveis e indefinições sobre diferentes sentidos, sem, no entanto, fixá-los de forma permanente. Analisa textos políticos com o intuito de perceber as significações de currículo, que foram hegemonizados e fixados em determinado momento contextual e os embates e articulações políticas que cercam essas significações, além dos antagonismos que eles carregam. Para tal, se apoia no conceito de antagonismo da Teoria do Discurso (LACLAU e MOUFFE, 2015), que o concebe não como a luta entre identidades prontas, construídas antes da própria relação antagônica, mas como “condição de possibilidade para a formação de identidades políticas e não meramente um campo de batalha que se forma entre duas forças já prontas” (MENDONÇA, 2014, p. 152). Palavras-chave: POLÍTICAS DE CURRÍCULO; EDUCAÇÃO INFANTIL, ANTAGONISMO.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Catia Cirlene Gomes de Oliveira
Instituição: 
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
ccirlenego@gmail.com
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Trabalho