SIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A PROJEÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES IDEALIZADAS

SIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A PROJEÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES IDEALIZADAS

Categoria: 
Pôsteres
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
4585
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4585-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

SIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A PROJEÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES IDEALIZADAS RESUMO: Neste trabalho são analisadas as relações existentes entre a projeção de modelos identitários idealizados de docência e concepções de qualidade da educação. O objetivo é identificar os sentidos de qualidade da educação articulados tanto nas políticas curriculares para o curso de graduação em Pedagogia quanto no discurso de alunos licenciandos em Pedagogia, analisando como a identidade ou perfil docente tende a ser preenchido com base nos padrões de qualidade projetados. A pesquisa em curso, de caráter qualitativo, contará com entrevistas narrativas realizadas com alunos de um curso de Pedagogia de uma universidade pública na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho se referencia em aportes pós-estruturalistas e pós-coloniais para pensar um projeto e uma formação menos idealistas e essencialistas. Palavras-chave: Formação de professores, currículo, qualidade.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Anna Clara Rodrigues Sondahl Bibiani
Instituição: 
UERJ - FEBF - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
annaclarabibiani95@gmail.com
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Pôster