“EU APRENDI DEMAIS” CONVERSAS SOBRE AGRUPAMENTOS, ASSEMBLEIAS E APRENDIZAGENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA Resumo: Este trabalho apresenta ‘conversas tolas’ que acontecem em uma escola pública da Baixada Fluminense e mostra o cuidado das professoras com as aprendizagens dos estudantes. As noções de criação cotidiana (OLIVEIRA, 2012), ecologia de saberes (SANTOS, 2006), justiça cognitiva (SANTOS, 2013), epistemologias do Sul (SANTOS, 2009), conversas complicadas (PINAR, 1975) e fofocas como artes de formação (SUSSEKIND, 2014a) dialogam com as práticas docentes que têm desobedecido algumas orientações contemporâneas do ensino para criar cotidianamente um currículo praticado (OLIVEIRA, 2005) nas aprendizagens das crianças. O estudo, apresentado como resultado parcial da pesquisa de doutorado, é parte de um trabalho em desenvolvimento sobre os modos de aprender nesta escola. Palavras-chave: currículo praticado, criação cotidiana, conversas e fofocas.
“EU APRENDI DEMAIS” CONVERSAS SOBRE AGRUPAMENTOS, ASSEMBLEIAS E APRENDIZAGENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
“EU APRENDI DEMAIS” CONVERSAS SOBRE AGRUPAMENTOS, ASSEMBLEIAS E APRENDIZAGENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5542
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5542-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Silvia Beatrix Tkotz
Instituição:
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
silviatkotz@yahoo.com.br
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Pôster