TURMA ELIZABETH TEIXEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO ESPECIAL DE BACHARELADO EM DIREITO PARA BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA IMPLEMENTADO NA UEFS RESUMO Este artigo é a apresentação da síntese de nossa pesquisa dissertativa ainda inconclusa, centrada no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, através da Turma Especial Elizabeth Teixeira - Bacharelado em Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. O estudo problematiza: De que forma o saber jurídico acessado pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo no curso do PRONERA de Direito, os auxilia no enfrentamento jurídico e político nos processos de luta pela terra? E objetiva: Analisar a forma como o saber jurídico é acessado pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo no curso especial de Direito, auxiliando-os no enfrentamento jurídico e político dos processos de luta pela terra. Elencamos quatro categorias teóricas: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Saber jurídico e luta pela posse da terra para fazer a relação das nossas indagações com a realidade, ratificando a força dos movimentos sociais do campo e expondo os limites institucionais da disputa - na esfera hegemônica da educação. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO DO CAMPO. PRONERA-DIREITO. QUESTÃO AGRÁRIA.
TURMA ELIZABETH TEIXEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO ESPECIAL DE BACHARELADO EM DIREITO PARA BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA IMPLEMENTADO NA UEFS
TURMA ELIZABETH TEIXEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO ESPECIAL DE BACHARELADO EM DIREITO PARA BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA IMPLEMENTADO NA UEFS
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
4568
Agência:
FAPESB
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4568-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Ariana Rocha Caldeira
Instituição:
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
E-mail:
ariana.rochac@gmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos