AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS RESUMO O artigo objetiva analisar como a educação de pessoas com deficiência visual está inserida no PNE (Plano Nacional de Educação), bem como nos Planos Estaduais de Educação (PEE’s) e nos Planos Municipais de Educação (PME’s) das capitais dos estados brasileiros. Para tanto, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa através da análise documental e análise de conteúdo. Para subsidiar nossas discussões recorremos aos pensamentos de Gramsci (2004), Thompson (1987) e Flores (2011). Os resultados obtidos evidenciaram a inexistência de uma política pública direcionada à educação da pessoa com deficiência visual. Constatamos que as práticas de ensino direcionadas a esses alunos, quando presentes na legislação, restringem-se apenas ao ensino de técnicas como se não existissem outras necessidades/demandas a serem trabalhadas, outras ações a serem desenvolvidas e, mesmo essas, não precisariam ser questionadas e reconfiguradas. Palavras-chave: Planos de Educação; Educação Especial; Deficiência Visual.
AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS
AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
4566
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4566-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Patricia Teixeira Moschen Lievore
Instituição:
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail:
PATRICIAMOSCHEN@HOTMAIL.COM
Coautor:
Annelize Damasceno Silva Rimolo
E-mail Coautor:
annelizerimolo@hotmail.com
Instituição Coautor:
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Coautor 1:
Douglas Christian Ferrari de Melo
Instituição Coautor !:
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail Coautor 1:
dochris.ferrari@gmail.com
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Trabalho