ONDE FICAM AS INFÂNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO? UMA QUESTÃO A SER PROBLEMATIZADA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ENTRE AS DUAS PRIMEIRAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Resumo Este trabalho se constitui como parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Compreendendo a articulação entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental como uma questão que ainda precisa ser discutida, a investigação visa contribuir para fortalecer novos paradigmas para a educação das crianças, a partir de uma pedagogia da infância que considere o público de 0 a 10 anos. A escuta sensível é um conceito central para a pesquisa que se desenvolve em duas escolas e se propõe a acompanhar a trajetória de crianças entre um segmento e outro, ouvindo suas expectativas e anseios para que pensemos uma pedagogia que contemple as infâncias em um processo contínuo em que se estabeleça uma relação de integração entre as duas etapas. Dada a natureza deste ser um pôster, compartilhamos alguns achados que a investigação até aqui nos possibilitou. Palavras- chave: infância, transição, alfabetização, educação infantil
ONDE FICAM AS INFÂNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO? UMA QUESTÃO A SER PROBLEMATIZADA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ENTRE AS DUAS PRIMEIRAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ONDE FICAM AS INFÂNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO? UMA QUESTÃO A SER PROBLEMATIZADA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ENTRE AS DUAS PRIMEIRAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT13 - Educação Fundamental
Código:
5448
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5448-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Amanda de Sousa Pestana
Instituição:
UERJ - FFP - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
amanda-pestana@hotmail.com
GT:
GT13 - Educação Fundamental
Categoria:
Pôster