Discursos sobre a avaliação do desempenho docente nos textos políticos da Ibero-américa

Discursos sobre a avaliação do desempenho docente nos textos políticos da Ibero-américa

Categoria: 
Pôsteres
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
4629
Agência: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4629-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE NOS TEXTOS POLÍTICOS DA IBERO-AMÉRICA Resumo: Na região Ibero-americana, a avaliação do desempenho docente é uma política curricular que busca avaliar, certificar e significar o currículo de formação inicial/continuada e o trabalho da docência, com o propósito de melhorar os resultados obtidos pelos professores nas atividades de ensino. O objetivo desse pôster é apresentar a pesquisa inicial sobre a temática e suas implicações com as políticas de currículo, a partir da abordagem teórico-metodológica da Teoria do Discurso (LACLAU, MOUFFE,2015) em conjunto com autores do campo curricular que operam com as ideias desse referencial: Lopes e Macedo (2011), Dias e López (2006), dentre outros. Com base nas leituras de Laclau e Mouffe (2015) compreendo os discursos dos textos políticos da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO ) como práticas sociais que visam o fechamento e a fixação dos sentidos (mas o fazem de forma incompleta, temporária, contingente e precária, pois novos sentidos sempre irrompem, dependendo do contexto em que forem significados/produzidos). Palavras-chave: Políticas de currículo; discursos; avaliação do desempenho docente; Ibero-américa.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Thais de Souza Dias da Rosa
Instituição: 
UERJ/PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
thais.diasdarosa@gmail.com
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Pôster