A MUDANÇA DO GESTOR EM PESQUISADOR NO PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REDE DE ENSINO RESUMO A pesquisa-ação em seu caráter crítico-colaborativo apresenta-se como princípio da pesquisa científica e educativa, atribuindo ao participante papel ativo nesse processo. Busca-se analisar a participação de gestores de uma rede de ensino a partir das contribuições da pesquisa-ação colaborativo-crítica - PACC - para elaborar um documento normativo referente a Educação Especial. Toma-se como referencial teórico os pressupostos do Agir Comunicativo, de Habermas (2012), e discute como a pesquisa-ação e esses pressupostos podem contribuir para esta elaboração. Utilizou-se como instrumento e procedimentos de coleta de dados, respectivamente: gravador de voz, registros de pautas, relatórios e transcrições. Os dados foram analisados com apoio dos teóricos Carr; Kemmis (1988), Barbier (2007) e Habermas (2012). Os resultados apontam desenvoltura crescente dos gestores frente ao processo formativo, quando pesquisam seu contexto de atuação, revelando parceria com os demais pesquisadores envolvidos. Palavras-Chave: Educação Especial, Políticas Públicas, Pesquisa-ação colaborativo-crítica.
A MUDANÇA DO GESTOR EM PESQUISADOR NO PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REDE DE ENSINO
A MUDANÇA DO GESTOR EM PESQUISADOR NO PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REDE DE ENSINO
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
4901
Agência:
Capes
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4901-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Maria José Carvalho Bento
Instituição:
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail:
zeze_bento@hotmail.com
Coautor:
Nazareth Vidal da Silva
E-mail Coautor:
newpedagoga@gmail.com
Instituição Coautor:
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Pôster