ENTRELAÇAMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, ECOLOGIA POLÍTICA E O GIRO DECOLONIAL: caminhos para uma Educação Ambiental desde el Sur Resumo: A invasão dos europeus às Américas inaugura um processo longo e violento de ruptura das relações sociedade-natureza, instaurando um modelo extrativista e espoliativo nos territórios latino-americanos. Por isso, entendemos que o projeto da colonialidade está presente e estrutura a crise ecológica atual. Na medida em que se propõe como uma prática educativa que busca (re)qualificar as relações sociedade-natureza, a Educação Ambiental (EA) pode atuar no resgate dos saberes e das lutas históricas desses povos espoliados. Sendo a EA um campo em disputas políticas e epistêmicas, é preciso se posicionar e, sobretudo, ser propositivo para o campo. Buscamos com esse trabalho fortalecer a denúncia do processo de colonização ainda em curso, mas também propor anúncios, formulando uma concepção de EA combativa às injustiças ambientais na América Latina. Para isso, aliamos a EA crítica aos aportes da Ecologia Política e do Giro Decolonial, formulando uma identidade latino-americana para a EA: uma Educação Ambiental desde el Sur . Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Ecologia Política; Giro Decolonial; Educação Ambiental desde el Sur.
ENTRELAÇAMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, ECOLOGIA POLÍTICA E O GIRO DECOLONIAL: caminhos para uma Educação Ambiental desde el Sur
ENTRELAÇAMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, ECOLOGIA POLÍTICA E O GIRO DECOLONIAL: caminhos para uma Educação Ambiental desde el Sur
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT22 - Educação Ambiental
Código:
4784
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4784-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Bárbara Fortes Campos
Instituição:
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
barbarafor@gmail.com
Coautor:
Anne Kassiadou Menezes
E-mail Coautor:
annekmenezes@hotmail.com
Instituição Coautor:
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Coautor 1:
Stephanie Salgado
Instituição Coautor !:
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail Coautor 1:
stephsalgado@gmail.com
GT:
GT22 - Educação Ambiental
Categoria:
Trabalho