ENTRELAÇAMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, ECOLOGIA POLÍTICA E O GIRO DECOLONIAL: caminhos para uma Educação Ambiental desde el Sur

ENTRELAÇAMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, ECOLOGIA POLÍTICA E O GIRO DECOLONIAL: caminhos para uma Educação Ambiental desde el Sur

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT22 - Educação Ambiental
Código: 
4784
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4784-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

ENTRELAÇAMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, ECOLOGIA POLÍTICA E O GIRO DECOLONIAL: caminhos para uma Educação Ambiental desde el Sur Resumo: A invasão dos europeus às Américas inaugura um processo longo e violento de ruptura das relações sociedade-natureza, instaurando um modelo extrativista e espoliativo nos territórios latino-americanos. Por isso, entendemos que o projeto da colonialidade está presente e estrutura a crise ecológica atual. Na medida em que se propõe como uma prática educativa que busca (re)qualificar as relações sociedade-natureza, a Educação Ambiental (EA) pode atuar no resgate dos saberes e das lutas históricas desses povos espoliados. Sendo a EA um campo em disputas políticas e epistêmicas, é preciso se posicionar e, sobretudo, ser propositivo para o campo. Buscamos com esse trabalho fortalecer a denúncia do processo de colonização ainda em curso, mas também propor anúncios, formulando uma concepção de EA combativa às injustiças ambientais na América Latina. Para isso, aliamos a EA crítica aos aportes da Ecologia Política e do Giro Decolonial, formulando uma identidade latino-americana para a EA: uma Educação Ambiental desde el Sur . Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Ecologia Política; Giro Decolonial; Educação Ambiental desde el Sur.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Bárbara Fortes Campos
Instituição: 
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
barbarafor@gmail.com
Coautor: 
Anne Kassiadou Menezes
E-mail Coautor: 
annekmenezes@hotmail.com
Instituição Coautor: 
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Coautor 1: 
Stephanie Salgado
Instituição Coautor !: 
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail Coautor 1: 
stephsalgado@gmail.com
GT: 
GT22 - Educação Ambiental
Categoria: 
Trabalho