Resumo Este estudo tem por objetivo descrever a configuração do ensino colaborativo nas produções da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), visando à identificação de práticas educativas diferenciadas. Trata-se de uma investigação teórica, do tipo estado do conhecimento, que utilizou a análise textual discursiva (ATD) para trabalhar os dados coletados. Os resultados sinalizaram que o ensino colaborativo como apoio à inclusão de deficientes ainda é incipiente nas publicações. Em contrapartida, a temática formação de professor e a práxis constituem-se como possibilidades norteadoras para o processo de intervenção da inclusão escolar. Acredita-se que o ensino colaborativo potencializa conhecimentos e habilidades, atitudes e valores para a (re)construção da práxis pedagógica, com vistas à promoção de aprendizagem significativa de estudantes com deficiência, como também àqueles que não necessitam de atendimento especializado. Palavras-chave : Ensino colaborativo. Inclusão escolar. Práxis .
ENSINO COLABORATIVO, INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁXIS: A PERSPECTIVA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
ENSINO COLABORATIVO, INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁXIS: A PERSPECTIVA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
5247
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5247-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Tereza Hortencia da Silva Azevedo
Instituição:
UFS - Universidade Federal de Sergipe
E-mail:
tecatete50@gmail.com
Coautor:
Marilene Batista da Cruz Nascimento
E-mail Coautor:
nascimentolene@yahoo.com.br
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Coautor 1:
Julita Batista da Cruz Lopes
Instituição Coautor !:
UFS - Universidade Federal de Sergipe
E-mail Coautor 1:
julita.lopes@yahoo.com.br
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Pôster