ENSINO COLABORATIVO, INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁXIS: A PERSPECTIVA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

ENSINO COLABORATIVO, INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁXIS: A PERSPECTIVA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Categoria: 
Pôsteres
Grupo de Trabalho: 
GT15 - Educação Especial
Código: 
5247
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5247-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Resumo Este estudo tem por objetivo descrever a configuração do ensino colaborativo nas produções da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), visando à identificação de práticas educativas diferenciadas. Trata-se de uma investigação teórica, do tipo estado do conhecimento, que utilizou a análise textual discursiva (ATD) para trabalhar os dados coletados. Os resultados sinalizaram que o ensino colaborativo como apoio à inclusão de deficientes ainda é incipiente nas publicações. Em contrapartida, a temática formação de professor e a práxis constituem-se como possibilidades norteadoras para o processo de intervenção da inclusão escolar. Acredita-se que o ensino colaborativo potencializa conhecimentos e habilidades, atitudes e valores para a (re)construção da práxis pedagógica, com vistas à promoção de aprendizagem significativa de estudantes com deficiência, como também àqueles que não necessitam de atendimento especializado. Palavras-chave : Ensino colaborativo. Inclusão escolar. Práxis .

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Tereza Hortencia da Silva Azevedo
Instituição: 
UFS - Universidade Federal de Sergipe
E-mail: 
tecatete50@gmail.com
Coautor: 
Marilene Batista da Cruz Nascimento
E-mail Coautor: 
nascimentolene@yahoo.com.br
Instituição Coautor: 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Coautor 1: 
Julita Batista da Cruz Lopes
Instituição Coautor !: 
UFS - Universidade Federal de Sergipe
E-mail Coautor 1: 
julita.lopes@yahoo.com.br
GT: 
GT15 - Educação Especial
Categoria: 
Pôster