O CAMPO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NOS PAÍSES HISPANO-FALANTES DA AMÉRICA DO SUL Resumo: Este artigo refere-se a uma pesquisa de doutorado intitulada ( título omitido para garantir anonimato ). A pesquisa, de natureza qualitativa, realizou coleta de dados em países de língua espanhola da América do Sul no período de 2010 a 2013 por meio de investigações na Internet, visitas de campo e entrevistas com professores/pesquisadores. Para compreender a configuração do campo na América do Sul, recorreu-se ao conceito de campo científico de Bourdieu, juntamente com a realização de análise de conteúdo a fim de identificar os temas consagrados nas publicações, as abordagens teóricas, os caminhos metodológicos, as áreas predominantes e os elementos que estruturam o campo. Considera-se que o campo da Sociologia da Infância e o campo interdisciplinar dos Estudos Sociais das Infância coexistem nesses países, e que as produções europeias e norte-americanos tiveram grande influência nos países pesquisados, mas concluiu-se que os movimentos do campo podem estruturar outras maneiras para investigações e teorizações da infância no Hemisfério Sul. Palavras-chave: Sociologia da infância; Estudos Sociais das Crianças; América do Sul; Pesquisa.
O CAMPO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NOS PAÍSES HISPANO-FALANTES DA AMÉRICA DO SUL
O CAMPO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NOS PAÍSES HISPANO-FALANTES DA AMÉRICA DO SUL
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
4918
Agência:
FAPESP
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4918-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Monique Aparecida Voltarelli
Instituição:
UnB - Universidade de Brasília
E-mail:
moniquevoltarelli@yahoo.com.br
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho