resumo Esta proposta intenciona estudar os processos de escolarização dos jovens pobres que estão no Ensino Médio noturno e que conciliam mundo do trabalho e mundo da escola, a partir de variáveis combinadas, numa perspectiva interseccional. A pesquisa analisará as articulações realizadas pelos estudantes, considerando as experiências de trabalho, trajetória escolar e território de origem, onde estão contidas algumas das dinâmicas de reprodução das desigualdades sociais. Para tanto, a investigação pretende utilizar o banco de dados da pesquisa Jovens Fora de Série que contém dados que ajudam a entender as relações entre as formas de transição para a vida adulta e as trajetórias de escolarização de jovens em defasagem escolar no estado do Rio de Janeiro. Como proposta metodológica, objetiva-se trabalhar com uma abordagem qualitativa-quantitativa, observando a trajetória como um dispositivo analítico combinado com o vetor trabalho e outros marcadores como geração e território para delinear o perfil dos jovens e suas estratégias de ação frente a realidade imposta pela precariedade. PALAVRAS-CHAVE: ENSINO MÉDIO NOTURNO; JUVENTUDE; TRABALHO; ESCOLA.
TRABALHO, ESCOLA E JUVENTUDE: ESTRATÉGIAS DE CONCILIAÇÃO ENTRE TRABALHO E ESTUDO PARA JOVENS POBRES
TRABALHO, ESCOLA E JUVENTUDE: ESTRATÉGIAS DE CONCILIAÇÃO ENTRE TRABALHO E ESTUDO PARA JOVENS POBRES
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
5376
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5376-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Jonas Sales dos Santos
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO
E-mail:
educador.jonas@yahoo.com.br
Coautor:
Juliana de Moraes Prata
E-mail Coautor:
julianaprata.prof@gmail.com
Instituição Coautor:
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos