CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA: Uma proposta de educação e cidadania

CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA: Uma proposta de educação e cidadania

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT02 – História da Educação
Código: 
4817
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4817-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA: Uma proposta de educação e cidadania RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar o cenário político que antecedeu a política educacional do primeiro governo de Leonel Brizola (1983/1987), que resultou na implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Organizar este cenário político, marcado principalmente pelo declínio da ditadura civil-militar, se faz necessário para compreendermos que as demandas advindas da redemocratização do país contribuíram e influenciaram na formulação da política. Utilizamos Sarmento (2008), Sento-Sé (2002), Marcon (2016) para narrar as disputas político-partidária que se instalaram com as eleições diretas de 1982, destacando o discurso assumido por Leonel Brizola nesse período eleitoral e em seu governo. Concluímos que havia forte vinculação do discurso brizolista à educação e cidadania para a população marginalizada. A proposta educacional do seu governo foi pautada na ideia de educação como uma via emancipatória para as camadas populares cuja principal estratégia foi o programa dos CIEPs. CIEP; Leonel Brizola; História da Educação

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Luiza Moreira
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
E-mail: 
lmluizamoreira@gmail.com
GT: 
GT02 - História da Educação
Categoria: 
Trabalho