“O CELULAR É MEIO QUE O MUNDO”: VIVÊNCIAS NA CIBERCULTURA POR ADOLESCENTES A presente pesquisa de doutorado, concluído em 2019, que é fundamentada nos estudos de cibercultura e na abordagem histórico-cultural, parte da questão: Como os adolescentes constituem suas vivências nas tecnologias digitais? Busca-se compreender de que modo esses sujeitos potencializam seu desenvolvimento na apropriação de instrumentos e signos culturais, em meio às redes sociotécnicas da atualidade. Para aproximação de campo, foi elaborado um survey para conhecer práticas e opiniões de estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma rede municipal de ensino, realizado com 930 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, de 32 estabelecimentos escolares. No desenvolvimento teórico-metodológico, com base no conceito de vivência ( perejivanie ) de L. S. Vigotski, são explorados mapas vivenciais com 12 adolescentes de quatro escolas que haviam aderido ao questionário online . Mediante entrevistas dialógicas, na perspectiva da escuta dos sujeitos, os participantes apresentam suas vivências na cultura digital, envolvendo seus espaços-tempos cotidianos. Palavras-chave: adolescentes; cibercultura; teoria histórico-cultural; vivência; mapas vivenciais.
“O CELULAR É MEIO QUE O MUNDO”: VIVÊNCIAS NA CIBERCULTURA POR ADOLESCENTES
“O CELULAR É MEIO QUE O MUNDO”: VIVÊNCIAS NA CIBERCULTURA POR ADOLESCENTES
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT16 - Educação e Comunicação
Código:
5259
Agência:
CAPES
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5259-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Sebastião Gomes de Almeida Júnior
Instituição:
FADEPE / PPG em Educação da UFJF
E-mail:
tito-jnr@hotmail.com
Coautor:
Adriana Rocha Bruno
E-mail Coautor:
arbruno2208@gmail.com
Instituição Coautor:
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
GT:
GT16 - Educação e Comunicação
Categoria:
Trabalho