Temas, programas e direitos: compreendendo as demandas educacionais dos jovens rurais nas Conferências Nacionais de Juventude

Temas, programas e direitos: compreendendo as demandas educacionais dos jovens rurais nas Conferências Nacionais de Juventude

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código: 
5276
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5276-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

O estudo buscou compreender e discutir as demandas educacionais da juventude rural formuladas nas três Conferências Nacionais de Políticas de Juventude (CNPPJs), realizadas nos anos de 2008, 2011 e 2015. As demandas foram conhecidas e organizadas com base em relatórios elaborados no processo de realização das Conferências, sendo classificadas a partir das seguintes categorias de análise: demandas de distribuição, de reconhecimento e de participação. Entre os jovens rurais organizados, reconhecidos como sujeitos de direitos, aparece com destaque demandas pela intersetorialidade da educação com outras políticas públicas, acesso e ampliação da escolarização, infraestrutura educacional, legislação e aspectos operacionais das políticas educacionais, formação do corpo docente, financiamento, currículo e gestão democrática. Neste trabalho, trago a análise das demandas que dizem respeito a intersetorialidade, o acesso a programas e a relação das demandas com os sentidos da educação do campo. Palavras chaves: juventude rural; sujeitos de direitos; educação do campo; demandas educacionais; conferências nacionais de juventude.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Severine Carmem Macedo
Instituição: 
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
severinemacedo@gmail.com
GT: 
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria: 
Sujeitos e Processos Educativos